5 curiosidades sobre a ilha da Madeira

5 curiosidades sobre a ilha da Madeira

0 154

Situada a sudoeste da costa portuguesa, a ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago com o mesmo nome, a par de outras ilhas como Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens. Apelidada de “Pérola do Atlântico”, há sempre tanto para saber sobre a Madeira, as suas gentes e tradições. Sem dúvida, um destino ideal para momentos em família e para quem procura aventura e adrenalina, ou simplesmente para quem ambiciona descontrair numa ilha tropical.

Inicialmente coberta de floresta, o nome da ilha deve-se à predominância desta matéria, quando foi descoberta por navegadores portugueses em 1419, um ano depois de Porto Santo. Aliás, em 1999 a Floresta Laurissilva da Ilha da Madeira foi então eleita Património da Humanidade pela UNESCO. Ilha vulcânica, atravessada por canais de irrigação de seu nome levadas, repleta de trilhos pedestres que todos os anos atraem caminhantes e um clima subtropical durante todo o ano, assim é a Madeira.

Um pouco por todo o lado, as palavras ganham diferentes formas ou tons de se manifestar, seja o sotaque ou expressões típicas. Na Madeira convém estar-se preparado para lidar com algumas palavras menos usuais. Ora vejamos, assim que chegar ao aeroporto poderá apanhar uma abelhinha (táxi) ou apanhar o horário (autocarro).

No caminho, prepare-se para percorrer quilómetros nos inúmeros furados (túneis) à volta da ilha, mas evite apanhar uma viração (corrente de ar). Por fim, quando lhe apetecer saborear um prato de peixe, experimente o chicharro (carapau), que tanto abunda nestas águas.

Mundialmente famosas, as bananas da Madeira caracterizam-se pelo intenso sabor, tamanho pequeno e qualidades nutricionais, sendo que chegam a existir 14 variedades plantadas em solo madeirense. A bananeira teve origem no sudeste asiático e só chegou a Portugal (Madeira e Açores) entre os séculos XV e XVI, onde foi massivamente plantada. Para ter uma noção, em 2017 foram comercializadas cerca de 22 toneladas, tendo como destino o mercado nacional.

O Vinho Madeira é referenciado em algumas obras literárias tão famosas como as de Shakespeare. Em 1776 a celebração da independência dos Estados Unidos foi comemorada com um brinde do nosso Vinho Madeira.

Tantos anos a percorrer as velhas estradas, algumas das quais verdadeiros precipícios, até que chegaram as Vias Rápidas. Uma forma de modernizar a região e de rentabilizar o tempo das deslocações das pessoas, que costumam apelidar a ilha de queijo suíço, muito devido aos mais 150 furados (túneis) existentes, entre pontes e viadutos. O que nos leva à última curiosidade, relacionada com o facto do túnel entre o Faial e Santana ser o maior do país com 3168 metros. Já o túnel entre Machico e Caniçal é o maior túnel duplo, com os seus 2100 metros.

SIMILAR ARTICLES

0 21

0 54

NO COMMENTS

Leave a Reply