Alimentos que provocam doenças

Alimentos que provocam doenças

0 672

Existem milhões de pessoas que sofrem de alergias alimentares, ou seja, respostas anormais do sistema imunitário em relação a um alimento em particular. “As causas não são de todo conhecidas, mas há, claramente, uma predisposição genética”, explicou ao diário Las Américas o gastrenterologista perito na matéria Danny Oksenberg.

A resposta imunitária do corpo, que nos protege contra substâncias nocivas como bactérias, vírus e toxinas, que se desencadeia por ingerir um determinado alimento, e as substâncias que se libertam para combater essa suposta ameaça são as que nos adoecem.

 “As alergias mais comuns em crianças são ao leite de vaca, ovo, soja, amendoim e peixe; e nos adultos, alergia aos frutos secos, mariscos, peixe e látex. Afecta mais os mais novos do que os adultos e numa proporção muito semelhante entre homens e mulheres”, acrescenta o especialista.

Os primeiros sintomas aparecem nas duas horas posteriores à ingestão do alimento em causa, e os sinais mais frequentes são “dor abdominal recorrente, diarreia, inchaço, e por vezes dor no peito ou sensação de atoro”.

 “O tratamento consiste em eliminar da dieta aqueles alimentos que aparecem nos testes diagnósticos como causadores dos sintomas”, assinala Oksenberg. Muitas vezes há que suprimir os alimentos suspeitos e ir incorporando um a um, para descobrir qual é o causador.

E no caso das mães que estão a amamentar, elas também deverão adequar o seu menu, no caso de os bebés sofrerem desta condição.

As dores abdominais repetitivas podem afectar a vida de qualquer pessoa, e, claro, ainda mais no caso dos desportistas. Por isso, perante a suspeita de sofrer deste tipo de alergia, é fundamental consultar um especialista, gastrenterologista ou imunologista, para confirmar o diagnóstico e depois iniciar a dieta correspondente.

Identificar o alimento que provoca a alergia e submeter-se a um tratamento oportuno são medidas que melhorarão a qualidade de vida e os resultados desportivos. Quem sabe o seu maior rival esteja na sua própria mesa.

SIMILAR ARTICLES

0 57

0 109

NO COMMENTS

Leave a Reply