Amizade prepara-se em força

Amizade prepara-se em força

0 166

O grupo vai participar no evento representando o Douro Litoral

Oscar Sayago

O Grupo Folclórico da Amizade da Casa Portuguesa do Estado Aragua é um dos grupos que mais recebeu reconhecimentos nos últimos anos no Festival de Folclore Português. Entre os diretores do grupo está Nelson Gonçalves, que destacou que este evento, mais do que uma competição, é uma celebração e um método para manter vivas as tradições portuguesas na Venezuela.

“A nível organizacional, penso que podemos esperar um evento muito simples, como fizemos nos anos anteriores devido à situação no país. Alguns dos grupos foram afetados pela migração da diáspora portuguesa. Acho que mais do que participar pela competição, a ideia é colaborar para manter as tradições vivas “argumentou.

Nesta nova edição do festival, Amizade representará o Douro Litoral, cujo território está dividido entre as regiões norte e centro de Portugal. Na representação, utilizarão como traje típico elementos próprios da época das lavradeiras.

Atualmente o grupo folclórico tem um bom número de membros, uma vez que possuem no grupo 30 luso-descendentes que se encontram divididos em 8 casais de dança que mostraram diferentes danças nativas da zona. A madrinha do grupo será Karen Novoa.

O “Grupo Folklórico Amizade de la Casa Portuguesa” foi fundado por iniciativa de José Da Silva Mariano, em 1984. A primeira atuação oficial do grupo foi no dia 16 de setembro do mesmo ano, e ao longo do tempo muitas pessoas têm podido passar pelo grupo para representar diferentes danças e músicas de todas as regiões de Portugal.

Em 1992 o grupo conseguiu viajar a Portugal para representar a cultura portuguesa e, ao longo dos anos, conseguiu vencer diversos festivais, entre os quais se destacaram as categorias madrinha, música, traje tradicional, melhor grupo folclórico, tanto para festivais madeirenses como continentais. Embora o grupo se tenha mantido com altos e baixos já existe há 34 anos.

NO COMMENTS

Leave a Reply