Apresentado novo sistema cambial

Apresentado novo sistema cambial

0 506

A Venezuela anunciou, no passado 10 de Fevereiro, que iniciou um «novo esquema cambial» que terá três modalidades, uma delas terá por base uma cotação «totalmente livre» a que os cidadãos e empresas poderão recorrer para vender ou comprar dólares no país.

O anúncio foi feito em Caracas, durante uma conferência de imprensa conjunta entre o ministro venezuelano da Economia, Finanças e Banca Pública, Rodolfo Marco Torres e o presidente do Banco Central da Venezuela, Nelson Merentes.

O novo sistema cambial manterá a cotação de 6,30 bolívares por dólar para as importações prioritárias (alimentação e saúde), unificando as outras duas cotações que vigoravam até agora (12 e 52 bolívares) numa só taxa cujo valor inicial será de 12 bolívares por dólar, mas cujos pedidos continuarão a depender de autorização do Executivo.

O novo mecanismo, o Sistema Marginal de Divisas (Simadi) ou sistema «totalmente livre», já entrou em funcionamento. O valor da sua cotação não foi divulgado mas vários economistas dizem que deverá rondar os 180 bolívares por dólar.

NO COMMENTS

Leave a Reply