Aquecimento global afeta a reprodução de peixes-palhaço

Aquecimento global afeta a reprodução de peixes-palhaço

0 224

O branqueamento das anémonas por motivo do aquecimento global está a afetar a vida dos peixes-palhaço, ou melhor conhecidos pelo filme da Disney como “Nemo” fazendo com que produzam menos ovos, e também afetando a sua fecundidade.

As anémonas são pequenos animais marinhos que se aderem às pedras, ao substrato e em ocasiões à areia no fundo do mar. Com as elevadas temperaturas do mar que tem provocado o aquecimento global, as anémonas branqueiam-se, o que reduz a fecundidade dos peixes palhaço que vivem dentro delas, segundo um estudo publicado na Nature Communications.

As anémonas vivem em simbiose com os peixes-palhaço, o que quer dizer que precisam uns dos outros para sobreviver. Estes refugiam-se entre os tentáculos das anémonas para se proteger dos predadores e nela colocam os seus ovos.

Científicos estudaram 13 anémonas e aos peixes que as habitavam. Notaram que a metade das anémonas branqueadas, e os peixes que viviam nelas, colocavam muitos menos ovos, 73% menos do que aqueles que viviam em anémonas sem alterações de cor. As amostras de sangue mostraram um aumento em hormona de stresse e uma diminuição das hormonas sexuais.

SIMILAR ARTICLES

0 9

0 26

NO COMMENTS

Leave a Reply