Percorrendo a Venezuela: Bolívar

Percorrendo a Venezuela: Bolívar

0 684

O Estado de Bolívar é especialmente dotado de belas paisagens e com um elevado potencial turístico. Os cenários que se podem encontrar no Estado encontram-se em parques nacionais, monumentos naturais, formações naturais, locais históricos, comunidades indígenas , praias, rios, cascatas, sendo o Salto Ángel a mais alta queda de água do mundo, grande variedade de fauna e flora, grandes extensões de savana, destacando-se La Gran Sabana, entre outros.

Bolívar é um território privilegiado, onde coexistem o Parque Nacional Canaima (com o seu Salto Ángel, a cascata mais alta do mundo), o gigantesco potencial hidroeléctrico do Rio Caroní, enormes reservas de recursos minerais e florestais, com um significante crescimento industrial e populacional, tudo isto devido ao misticismo gerado pela procura do El Dorado, a lendária grande cidade dourada, sonho de inúmeras pessoas em busca de fortuna.

Artesanato:

No Estado de Bolívar, muito antes de chegada dos espanhóis, o nosso passado artesanal foi formado por cerâmica de singular beleza, têxteis, cestaria, e para além disso, peças em osso, caracóis e pedra, materiais com os quais os antigos habitantes fabricavam ferramentas para a agricultura, caça e pesca, próprias do seu modo de vida. A cerâmica indígena está associada a vasos e jarras de barro destinadas à conservação e cozedura de alimentos. Actualmente, são poucos os povos indígenas que conservam esta tradição. É possível apreciar a cerâmica dos Pemones, que fabricam jarras e frascos muito simples mas de inegável beleza, utilizados para cozinhar e conservar líquidos.

Festas tradicionais:

Exposição Agro-pecuária em Tumeremo, de 22 a 24 de Janeiro.

Congresso de Angostura, na Cidade Bolívar, a 15 de Fevereiro.

Carnaval, em Fevereiro. Especialmente em El Callao, onde se executa o tradicional Calipso de El Callao, com comparsas e desfiles.

Mini-feira de La Coroba, a 28 de Maio, em Caicara del Orinoco, em comemoração das festas da padroeira Nossa Senhora da Luz.

Festa de Nossa Senhora de Las Nieves, em Ciudad Bolívar, de 5 a 8 de Agosto.

Feira/Exposição em Ciudad Bolívar, de 5 a 8 de Setembro.

Festa Patronal honra de São Francisco, em Santa Elena de Uairén a 4 de Outubro.

SIMILAR ARTICLES

0 10

0 29

NO COMMENTS

Leave a Reply