Cantinhos da Madeira traz as danças da ilha para o Festival

Cantinhos da Madeira traz as danças da ilha para o Festival

0 224

O grupo folclórico participará na nova edição do XXXI Festival Português

Oscar Sayago

A Fundação Cultural Cantinhos Da Madeira tem grandes expectativas para a nova edição do Festival de Folclore Português. Ao longo dos anos, o grupo ganhou vários prémios em vários festivais a nível nacional, entre eles o segundo lugar como Melhor Grupo Folclórico (Valencia), assim como Melhor Traje Típico e quarto lugar em Música.

Desde 2009 têm vindo a ser galardoados bem como têm vindo a participar em vários encontros. Por outro lado, a sua madrinha Kelly foi a vencedora de uma edição do Encontro Madeirense em 2012. Entre as áreas mais representativas da Madeira, este grupo deu vida à freguesia de Gaula e à cidade de Machico.

Este ano encantarão o público com trajes típicos da região, e a madrinha que representará o grupo será Oriana Correia. Atualmente o grupo folclórico tem sido afetado pela situação do país, mas não na sua totalidade, visto que nesta nova edição participarão perto de 25 elementos com 6 pares de dança. “Sempre transmitimos com amor e sentimento as nossas raízes e deixaremos em alto as nossas tradições e o folclore madeirense”, disse o novo coordenador do grupo, Emanuel de Jesús de Lima.

Os primeiros fundadores do grupo foram Gabriel Ferreira e Mary Ferreira juntamente com seus dois filhos. O grupo foi fundado no dia 2 de março de 2009, em Los Teques, capital do estado Miranda. Têm participado em festivais e reuniões madeirenses, além de festas públicas e privadas. Hoje os seus membros encarregam-se de fazer demonstrações das raízes e costumes da Madeira e Portugal Continental.

O folclore madeirense destaca-se pelas suas danças alegres e coloridas com o traje tradicional da região. Existem vários grupos folclóricos na Ilha da Madeira, mas as mais famosas danças são: “Ala-Moda”, “Bailinho”, “Ignorar” ou “Chamarrita”, entre outros.

Entre os instrumentos mais utilizados encontramos o rajão (guitarra da Madeira), Braguinha (ukelele), gaitas, pandeiros e o mais popular: o brinquinho, que define o ritmo das danças madeirenses e está decorado com bonecos de arame vestidos com o traje tradicional da Madeira.

NO COMMENTS

Leave a Reply