Caracas celebra uma tradição milenar

Caracas celebra uma tradição milenar

0 1283

Realiza-se no próximo domingo, 25, mais uma edição das Festa das Fogaceiras.

No próximo dia 25 de Janeiro, domingo, decorre no Centro Português de Caracas uma das tradições mais seguidas da comunidade lusa residente na Venezuela desde há pouco mais de uma década. Trata-se da Festa das Fogaceiras, uma celebração em honra a São Sebastião, padroeiro do concelho de Santa Maria da Feira, em Aveiro, que se realiza em Portugal desde 1505.

As meninas vestidas de branco, símbolo da pureza, transportando as famosas fogaças à cabeça, receberão quem quiser ser testemunha da missa em honra do santo padroeiro, na companhia da sua confraria, acto que se realizará às 11 da manhã na capela do clube.

De seguida, os assistentes participarão na procissão de São Sebastião pelo clube, acompanhados pela harmonia de uma banda marcial, que rende honras à celebração, para dar passagem, à uma da tarde, ao banquete, que não só servirá para degustar os pratos típicos da região como também para conviver num ambiente de companheirismo e reencontro.

Vale a pena destacar que Caracas é o único lugar do nosso país onde se realiza esta tradição milenar que, durante vários anos, foi acompanhada nos meses posteriores por uma feira medieval no município El Hatillo que despertou o interesse de portugueses e crioulos, ao quererem saber mais sobre as tradições de Aveiro.

NO COMMENTS

Leave a Reply