Células adiposas podem bloquear os efeitos da quimioterapia

Células adiposas podem bloquear os efeitos da quimioterapia

0 334

Oscar Sayago/ Com informação de notitarde

Um estudo médico divulgado no dia 9 de novembro pela Universidade de Califórnia Los Ángeles (UCLA) afirma que as células adiposas ou de gorduras podem bloquear os efeitos terapêuticos da quimioterapia e diminuir a sua efetividade no procedimento de cancro em adulto e crianças.

A tese realizada em células cancerígenas e em tecidos adiposos de pacientes com cancro determinou que a presença de adipócitos, que são as células-mães da gordura, «reduz significativamente a acumulação de daunorrubicina em todas as células».

Segundo um comunicado enviado por Steven Mittelman, chefe de Pediatria Endocrima do Hospital Infantil Matttel de UCLA, «estas células podem absorver e metabolizar o agente quimioterapêutico daunorrubicina, reduzindo a efetividade da droga e contribuindo potencialmente para empobrecer os resultados do tratamento».

Fazendo uso da citometria do fluxo, baseada na utilização da luz laser e na espetrometria de massas para averiguar a distribuição das moléculas, os investigadores mediram a presença de daunorrubicina nas células cancerígenas de pacientes e examinaram as células adiposas na medula óssea de crianças com leucemia.

O estudo, publicado na revista científica conhecida como “Molecular Cancer Research”, da Asociação Estado-unidense para la Investigação do Cancro, descobriu que os adipocitos metabolizam a daunorrubicina.

SIMILAR ARTICLES

0 6

0 35

NO COMMENTS

Leave a Reply