Censo biológico

Censo biológico

0 421

Silvia C Di Frisco
sdifrisco@correiodevenezuela.com

Segundo o cálculo mais preciso realizado até ao momento, estima-se que coexistem no Planeta Terra cerca de 8,7 milhões de espécies. O número gerido pelo investigador colombiano Camilo Mora, que trabalha nas universidades do Havai, nos Estados Unidos, e de Dalhousie, no Canadá, é dividido entre 6,5 milhões de espécies na terra e 2,2 milhões de espécies no mar. A informação foi divulgada pela revista especializada PLoS Biology.

Estes dados são inferiores às estimativas anteriores, que assinalavam que a quantidade de animais e plantas na terra oscilava entre os 3 e os 100 milhões de espécies. No entanto, os investigadores acreditam que 91% das espécies marinhas ainda são desconhecidas, bem como 86% das espécies terrestres.

Segundo Mora, a investigação apoia-se em métodos analíticos que validam estudos prévios. Os mesmos apoiam-se na identificação de padrões no sistema taxionómico, ordenando-os segundo uma hierarquia piramidal por género, família, ordem, classe, reino e domínio. “Esta é a primeira vez na história da ciência que há uma técnica com tal nível de validação nos resultados.”

A União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou, na sua mais recente lista, 59.508 espécies, das quais 19.625 estão classificadas como ameaçadas. Para além do domínio de números exactos, saber quantas formas de vida únicas existem no Planeta ajudará a travar o desaparecimento de espécies. Lembre-se que cuidar hoje é garantir o futuro das novas gerações.

SIMILAR ARTICLES

0 32

0 67

NO COMMENTS

Leave a Reply