Chegam as super luas

Chegam as super luas

0 338

Sabia que a Super Lua é um evento astronómico que só acontece a cada 15 ou 18 anos e que durante 2014 foi visível três vezes consecutivas?

Este evento astronómico, que desperta muito interesse entre os fotógrafos, acontecia com pouca frequência no Planeta, e as razões do aumento da frequência estão a ser estudadas. O certo é que para este ano estão previstas novas ocorrências deste espectáculo estelar.

Para começar, é importante que saiba que uma Super Lua acontece quando durante uma lua nova ou cheia, o satélite natural está mais próximo da Terra do que é habitual, aumentando notavelmente a sua visibilidade e o seu brilho. Cientificamente, a este momento chama-se perigeu da lua, ou seja, o ponto de menor distância entre a lua e a Terra, e a primeira deste ano de 2015 ocorrerá a 18 de Fevereiro.

Nesse dia, a lua estará situada a 356.991 quilómetros da Terra, no meio de um trio de eventos astronómicos que atraem todos os amantes do céu e das estrelas.

Vale a pena destacar que as super luas são visíveis na maior parte do Planeta, apesar de apenas determinadas regiões estarem numa zona VIP para assistir ao evento, apreciando com maior precisão a aproximação do satélite natural.

E foi já este mês de Fevereiro, no passado dia 6, que a lua se situou a maior distância da Terra, ao alcançar 406.132 quilómetros de separação, pelo que provavelmente se olhou para o céu não pôde ver como de costume o aro branco.

Mas se é um dos amantes dos eventos estelares, é importante que saiba que a seguir à Super Lua, no dia 22 de Fevereiro, domingo, haverá uma conjunção entre Vénus e Marte, que fará com que Júpiter esteja mais perto da Terra, e consequentemente, mais visível.

À vista desarmada, durante o anoitecer, Vénus e Marte terão apenas meio grau de separação entre si, o que se conhece como uma conjunção de planetas. Vénus será visto como um ponto brilhante e Marte com um tom avermelhado, enquanto Júpiter será umas 170 vezes mais brilhante que Marte, sendo visível toda a noite até meados do mês.

.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply