Confirmada primeira vítima mortal por Covid-19 em Portugal

Confirmada primeira vítima mortal por Covid-19 em Portugal

0 180
Foto: Cortesia

CORREIO da Venezuela / Com RTP e Lusa .- Portugal registou a primeira morte de uma pessoa infetada com o novo coronavírus, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido. A primeira vítima mortal do Covid-19 em Portugal chamava-se Mário Veríssimo e foi o massagista principal do Clube de Futebol Estrela da Amadora durante mais de uma década.

Trata-se de um homem de 80 anos com «várias patologias associadas» que se encontrava internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Veríssimo integrava a equipa do Estrela que venceu a Taça de Portugal em 1989-90. Trabalhou com, entre outros, os treinadores Jorge Jesus, Fernando Santos e João Alves. Trabalhou ainda como enfermeiro no Hospital de Santa Maria, onde veio agora a falecer.

“Ao mesmo tempo que apresentamos as nossas condolências (…) queremos também sublinhar e agradecer o empenho dos profissionais” de saúde que acompanharam este doente, referiu a ministra da Saúde. “Estamos num momento em que é importante que todos nos consciencializemos dos riscos que corremos e que um desses riscos é o risco de a nossa sociedade de desestruturar, e não podemos permitir que também isso aconteça. Um momento que é como se fosse uma guerra. E numa guerra temos que ter disciplina” frisou Marta Temido.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte da primeira vítima em Portugal da pandemia do Covid-19, e apresentou “sentidos pêsames” à família. “O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, lê-se numa mensagem publicada hoje no “site” da Presidência. A mensagem de condolências de Marcelo foi divulgada escassos minutos depois de a ministra da Saúde, Marta Temido, ter anunciado a primeira morte em Portugal de uma pessoa infetada com o novo coronavírus.

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou “consternação e pesar” pela morte de Veríssimo, considerando que este “momento de respeito” deve servir para reforçar a consciência coletiva dos riscos. “Foi com consternação e pesar que recebi a notícia do falecimento da primeira vítima de Covid-19 em Portugal. Este, que é um momento de respeito, deve servir também para reforçarmos a consciência coletiva dos riscos que corremos. Façamos tudo o que depende de nós, enquanto comunidade, para contermos esta pandemia”, pode ler-se numa publicação na página oficial de António Costa no Twitter. O primeiro-ministro apresenta ainda as suas condolências à família e amigos da vítima mortal.

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, apresentou as condolências à família da vítima. “Ao confirmar-se a primeira vítima mortal da pandemia de Covid-19 em Portugal, o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, em seu nome e em nome da Assembleia da República, apresenta à família enlutada os mais sentidos pêsames”, refere a nota da segunda figura do Estado, enviada à Lusa.

NO COMMENTS

Leave a Reply