Conselhos para levar uma vida ecológica

Conselhos para levar uma vida ecológica

0 582

Certamente, muitas vezes já ouviste a palavra “ecologia”. Um pouco por todo o lado, o conceito de vida ecológica foi ganhando forma por toda a sociedade, convidando os cidadãos a contribuírem para a luta contra a poluição e em prol do meio ambiente. Mas como podemos ser verdadeiramente ecológicos?

Enquanto o consumo de energia e a produção de resíduos químicos nalguns países ecológicos aumentam, noutros países europeus impôs-se um estilo de vida que visa reduzir o consumo de eletricidade e a reutilização de alguns resíduos que podem ser reutilizados.

Todos nós podemos participar no movimento ecológico com algumas pequenas decisões ou ações pessoais. Por exemplo, evitar o desperdício de luz quando não seja necessário: desligar a luz quando não for preciso e tirar proveito da luz natural, pintando de cor clara as paredes, para dar uma sensação de claridade.

Da mesma forma, usa as escadas e esquece o elevador; troca as lâmpadas por umas de baixo consumo; lava a roupa com água fria e a carga completa: apaga por completo os aparelhos eletrónicos quando não os estejas a utilizar e retira das fichas os carregadores; procura comprar eletrodomésticos eficientes e prescinde da máquina de secar.

Outra das opções indispensável é reduzir o aquecimento e o arrefecimento, uma vez que a redução da temperatura em apenas um grau evita a emissão de 300 kg de CO2 por ano. Além disso, coloca janelas duplas: reduzem os custos de aquecimento e arrefecimento em 15%.

Banho em duche em vez de banheira permite uma melhor poupança da água do planeta; também substituir o uso de carro pelo transporte público reduz em três vezes as emissões de CO2 por quilómetro. E não te esqueças: os resíduos que originas na tua casa podem tornar-se num medicamento natural ou numa verdadeira obra de arte.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply