CP vibra com Festival de Danzas Internacionales

CP vibra com Festival de Danzas Internacionales

0 326

Oito grupos folclóricos reúnen-se em Caracas para uma festa multicultural

Oscar Sayago

No dia 14 de abril, realiza-se o 38º Festival de Danzas Internacionales nas instalações da Asociación Civil Centro Portugués, onde oito grupos folclóricos apresentam a cultura e as tradições de seus respetivos países. Portugal, Espanha, Israel e Itália serão alguns dos locais representados nesta edição.

É por isso que o Grupo Folklórico Centro Portugués, vencedor da mais recente edição e organizador este ano estreou recentemente, nas suas contas de redes sociais, a imagem oficial da competição, que exibe alguns dos elementos mais típicos do folclore lusitano.

A edição deste festival foi adiada por dois anos devido à situação do país, mas apesar disso foi possível dar continuidade ao concurso. Uma das organizadoras do festival, Jessica de Nóbrega, disse ao CORREIO como foi o processo de preparação. «Surgiram alguns percalços. Com a parte económica, foi difícil, pois tivemos que encontrar diferentes patrocinadores e tudo se tornou complicado. Como anfitriões, não temos o mesmo número de pessoas no grupo e, obviamente, o festival cumpre certas diretrizes», disse.

De Nobrega comentou que, apesar da situação do país, ainda conseguiram obter os materiais necessários e o concurso está totalmente operacional.

Actuarão o Grupo Folklorico Centro Portugués, Grupo Folklorico Internacional Luso, Grupo Folclórico Semente Nova, Bailes Hebraica, Agrupación de Danza FolkloricaArlecchino, Grupo Folklorico Centro Social Madeirense, Rancho Folklorico Saudades e a Agrupación de Danzas Folkloricas Yatelinka, que vão dar tudo para convencer o júri.

Entre os prémios para os vencedores destacam-se: Prémio para a madrinha, Melhor Traje Típico, Melhor Edição Musical, Melhor Imagem Típica, o primeiro lugar para melhor fotografia nas redes sociais e as primeira, segunda e terceira danças. O grupo que ganha a primeira dança é automaticamente denominado como o grande vencedor da edição.

O Festival de Danzas Internacionales começou em 1980, sendo que a primeira edição não era competitiva, o que aconteceu só a partir da segunda. O objetivo do concurso é partilhar todas as tradições culturais de todos os continentes, uma vez que a Venezuela tem sido um país que tem recebido muitos imigrantes, sendo que uma atividade como esta serve para difundir a cultura. O festival já tem 38 edições e esta atividade foi fundada pela Associação de Portugal, Rancho Folclórico Saudades.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply