Cultivo hidropônico proporciona mais produção em menos espaço

Cultivo hidropônico proporciona mais produção em menos espaço

0 417

Um hectare de hidroponia pode produzir o equivalente a até 30 hectares de cultivo no campo

A hidroponia, técnica que não utiliza o solo para o cultivo das plantas, usa a água para levar uma solução com os nutrientes necessários ao desenvolvimento da planta. Ainda que existam registros históricos desse tipo de cultivo por chineses, astecas e também nos Jardins Suspensos da Babilônia — que não têm evidência arqueológica de que tenham existido —, a cultura foi difundida apenas a partir dos anos 1970, quando publicações tornaram conhecido o sistema NFT (Nutrient Film Tecnique — técnica do filme de nutrientes, em tradução livre). Criado pelo pesquisador inglês Allen Cooper, o NFT tornou viável a hidroponia por reduzir o uso de água ao usar um sistema de canais de cultivo (ao lado). No Brasil, a produção em maior escala começou há 20 anos, mas o cultivo cresce cerca de 30% por ano.

“As pessoas querem qualidade e sabor, e encontram na hidroponia. Por outro lado, há procura como negócio pela falta de mão de obra para trabalhar no campo” explica o supervisor do Laboratório de Hidroponia da Universidade Federal de Santa Catarina, Jorge Barcelos.

O especialista revela que os cursos oferecidos pelo laboratório têm inscrições encerradas com três meses de antecedência por causa da grande procura — interessados chegam a vir da Europa. O investimento para montar uma hidroponia, porém, não é baixo. Para ser viável, a produção deve ter pelo menos mil metros quadrados. Mas o processo se mostra lucrativo. Conforme Barcelos, um hectare de hidroponia pode produzir o equivalente a até 30 hectares de cultivo no campo.

NO COMMENTS

Leave a Reply