De Smartphone a companheiro útil

De Smartphone a companheiro útil

0 615

Estamos cada vez mais dependentes dos telemóveis, sobretudo os chamados inteligentes. É por que lembramos aqui algumas das aplicações que se deve possuir para tornar o ‘smartphone’ num companheiro de verdade

Há uns anos, quando os telefones inteligentes entraram nas nossas vidas, muitos pensaram que dificilmente poderia surgir algo melhor. Recordam-se daquele Blackberry que deu início a esta nova área de inovação? Por certo muitos pensaram que era uma coisa super complicada, até que mais tarde conheceram o iPhone ou os telemóveis Android que hoje se converteram nos nossos melhores companheiros do quotidiano.

Do empregado de supermercado ao funcionário de uma qualquer empresa, a tecnologia converteu-se numa necessidade. Estudos realizados em meados de 2014 revelam que 80% dos utilizadores de ‘smartphones’ não se separam dos seus equipamentos nem quando estão comendo. Inclusivamente, um em cada três utilizadores leva o telemóvel para a casa de banho.

Se o leitor já pertence a este grupo de utilizadores de telefones inteligentes, provavelmente lhe interessará conhecer quais são as aplicações mais úteis, sobretudo as que não deve perder e descarregar o mais rapidamente possível da AppStore.

Dada a natureza extremamente competitiva que caracteriza o mundo dos telemóveis inteligentes, os desenvolvedores de aplicações móveis procuram avidamente dar resposta à tendência dos utilizadores em exigir produtos melhorados e aplicações úteis e orientadas à resolução de problemas reais das pessoas.

Para comunicar
Uma das aplicações mais descarregadas na área da comunicação desde o aparecimento dos ‘smartphones’ é o “WhatsApp”, que permite conversar quem quiser bastando apenas possuir um número telefónico associado. O melhor desta aplicação é que só uma quantia anual pela descarga, a qual, no caso da Venezuela, é descontada do saldo do seu telefone ao preço do dólar oficial.

Outra aplicação muito em voga para comunicar é o “Skype”, que se iniciou nos computadores. Na versão de ‘smartphone’, é disponibilizada a opção de abrir chats, que tanto podem ser mantidos por mensagens escritas, por som ou por vídeo-conferência. A aplicação funciona cada vez melhor através da rede Wi-fi.

Redes sociais
Indiscutivelmente, os líderes neste sector são o Facebook, Twitter e Instagram, sendo esta última a que mais seguidores movimenta ultimamente, sendo que representa uma forma diferente de comunicar, através da fotografia.

Aplicações úteis
Se é um daquelas pessoas que agora a rádio, então não pode perder a “TuneIn Radio”, uma aplicação que permite sintonizar via satélite a emissora desejada em qualquer parte do mundo, sendo esta a característica mais relevante desta app, muito funcional sobretudo para emigrantes que querem manter uma ligação com quotidiano informativo de terra ou país de origem.

A aplicação da lanterna, seja qual for, também será muito útil no telemóvel, apesar de muitos se queixarem que consume rapidamente a bateria do equipamento. No entanto, esta aplicação poderá ser de grande utilidade caso uma pessoa venha a enfrentar uma situação como um corte de energia, ou um acidente de viação numa estrada escura.

Ainda na categoria da utilidade, há uma aplicação muito utilizada na Europa e nos Estados Unidos, e que pouco a pouco tem vindo a ganhar adeptos no mercado latino-americano. Trata-se de “Pocket”, que nos permite desfrutar de conteúdos web sem necessidade de contar com uma ligação à Internet. Útil na Venezuela, não? Pois bem, a “Pocket” pode ser utilizada quando se desejar para ler tranquilamente um artigo da edição digital dum jornal, eliminando os anúncios da página em que está alojado, ou ver um vídeo enquanto estamos viajando de avião.

Seguindo na mesma corrente encontramos uma aplicação útil para resolver trabalhos escolares ou da universidade, ou ainda tarefas da vida profissional. Dispõe de versões gratuitas e pagas que são igualmente boas. Entre as gratuitas destaca-se a “Kingsoft Office”, que suporta edição e visualização de até 32 tipos de documentos diferentes (DOC, XLS, PPT, PDF…), e é compatível com o serviços de partilha e armazenamento como o que é oferecido pelo Dropbox.

As que nunca estarão a mais
Os “códigos QR”, também conhecidos como BIDI, estão cada vez mais presentes nas nossas vidas quotidianas, sendo muito utilizados em campanhas de publicidade ou promoções, pelo que não vão ocupar espaço no telemóvel. Estas aplicações funcionam através da captura da câmara fotográfica.

E se é alguém que adora música mas não se lembra como se chama uma canção ou quem a canta, então não podes deixar de descarregar a “Shazam”, porque não só ajudará a reconhecer rapidamente o tema, como também a localizará na Internet, seja para visualizar o videoclip ou sugerir onde a pode comprar ‘on-line’. O melhor de tudo é que é gratuita e se não conseguir o título do arquivo, ele fica guarda na sua memória até dar com ele.

Para terminar, também não deverá perder a oportunidade de contar com uma opção de guardar os seus arquivos e de poder acede-los a qualquer altura. “Dropbox” permite não só levar os teus arquivos até onde queiras, como também não ocupa espaço na memória do telemóvel, já que providencia um serviço de alojamento na chamada nuvem digital.

SIMILAR ARTICLES

0 11

NO COMMENTS

Leave a Reply