Descobre uma nova utilização da aspirina

Descobre uma nova utilização da aspirina

0 328

Oscar Sayago / *Com informação de BBC Mundo

Na Universidade Queen, localizada em Belfast, Irlanda do Norte, uma equipa de cientistas descobriu que a aspirina poderia reverter o efeito das cáries dos dentes. Todas as grandes descobertas começam com uma pergunta: Imaginas-te num mundo sem pasta? Essa é a visão deste grupo de cientistas. Os investigadores perceberam através de ensaios que o ácido acetilsalicílico, composto principal da aspirina, pode estimular as células principais dos dentes e, assim favorecer a regeneração dos mesmos.

A professora Ikhlas El Karim da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Queen´s University de Belfast, centrou o seu trabalho de investigação nas células principais que há nos dentes, que podem ser utilizadas para regenerarem os tecidos. Os resultados mostram que o ácido acetilsalicílico pode potenciar a função dessas células principais e contribuir assim para a reparação das estruturas do dente.

Através d estudos anteriores, os investigadores chegaram à conclusão que o composto da aspirina pude produzir mais ‘dentina’. Os cientistas trataram as células principais com aspirina numa placa de Petri e encontraram evidências que corroboram que a aspirina produz mais ‘dentina’. Segundo a Dra. Karim, o seguinte passo para desenvolver um tratamento será reunir especialistas em farmacologia para encontrar uma forma de aplicar o fármaco.

«Esperamos poder desenvolver uma terapia para que os dentes possam se autorreparar, mas isto vai ser feito de uma forma gradual», diz a médica, que refere, ainda, à BBC Mundo que os detalhes da sua investigação serão publicados brevemente numa revista especializada e revista pelos parceiros.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply