Dicas para levar ecologia para o dia a dia das crianças

Dicas para levar ecologia para o dia a dia das crianças

0 354

Publieditorial / CORREIO

Os futuros líderes, que terão nas suas mãos o poder – e a responsabilidade –  de tomar as decisões necessárias para preservar o planeta, são as crianças de hoje. Por isso, ensinar-lhes sobre a importância de preservar o meio ambiente é essencial.

Tenha uma composteira em casa: Fazer compostagem em casa é um processo muito simples, inclusive para quem mora num apartamento e não tem muito espaço, e também uma forma educativa de ensinar ecologia aos pequenos, sobretudo através de uma forma prática. Tudo começa com a separação dos resíduos dos alimentos orgânicos. No final do processo, as crianças podem regar as plantas com o suco resultante.

Dê à criança uma planta para chamar de sua:  Não é preciso ter uma horta em casa para incentivar uma criança a cuidar de uma planta. Experiências como a do feijão que brota no algodão, ou usar um vaso pequeno para plantar uma erva aromática, como hortelã ou manjericão, ou até mesmo tomate cereja podem ser muito divertidas, e são experiências ricas em aprendizado para os pequenos.

Consciência, alimentação e informação andam juntas: Manter uma alimentação mais saudável muitas vezes é um desafio para as famílias com crianças. Mas a partir da alimentação uma criança pode aprender sobre o ciclo de vida no planeta, sobre a importância da água, da terra, das plantas e dos insetos polinizadores,entre  tantas outras coisas.

Frequente parques e praças: Brincar ao ar livre é legal e a cidade está cheia de espaços verdes para curtir em família. Então, no final de semana, organize um piquenique em família e corra para o parque ou praça mais próximos. Aproveite o final de semana para conhecer novas praças e parques perto de sua casa.

Deixe a criança brincar e se sujar:  Sim, na terra há micróbios, mas a ciência indica que o contato com esse tipo de ‘sujeira’ tem um papel fundamental no desenvolvimento do sistema imunológico da criança.

Seja o exemplo: o exemplo é o seu maior aliado quando o assunto é ensinar qualquer coisa aos pequenos; sustentabilidade, ecologia e respeito pelo meio ambiente também. Antes de qualquer coisa, reflita sobre a sua vida e de que forma ela poderia ser mais ligada com o meio ambiente. Com certeza boas ideias e hábitos surgirão, e as crianças, naturalmente, vão aprender muito com eles.

SIMILAR ARTICLES

0 15

0 18

NO COMMENTS

Leave a Reply