Dicas para um natal mais verde

Dicas para um natal mais verde

0 233

Todos podemos tomar pequenas atitudes no nosso dia-a-dia para melhorar e ajudar o meio ambiente. Também é verdade que as podemos estender às épocas festivas, como é o Natal. Siga estas dicas e tenha um Natal mais económico e amigo do ambiente:

Se vive numa zona urbana opte por uma árvore artificial que possa reutilizar durante vários anos. Ao escolher por um pinheiro natural, opte por um com raiz se tiver oportunidade e espaço para os plantar novamente, depois de terminar este período festivo. Uma outra opção passa por usar como árvore de Natal os ramos provenientes de podas e cortes responsáveis feitos na floresta.

Inicie as decorações mais perto da semana de Natal para evitar o desperdício de recursos, situação que costuma acontecer se demasiado cedo. Decore a sua árvore de forma ecológica: faça as suas próprias decorações de Natal reutilizando materiais ou, em alternativa, adquira artigos produzidos por associações de carácter social ou a artesãos locais que utilizem produtos sustentáveis.

Faça pequenos recortes de revistas e velhos jornais, em forma de pequenas argolas, estrelas, o que quiser. Pode usar algumas para enfeitar a árvore. Outras pode agrafar e formar uma corrente, que deve substituir as tradicionais fitas. Recicle os seus pacotes de leite. Use-os para fazer formas de anjos e estrelas, com a parte prateada do lado visível. Faço pequenos furos e pendure as formas na árvore, substituindo as bolas de Natal.

Para a iluminação, opte pelo uso de lâmpadas mais eficientes, as LED, que têm um menor consumo energético às lâmpadas incandescentes. Não deixe as luzes acesas em períodos em que não se encontra ninguém em casa ou durante a noite.

Se tiver lareira, evite as acendalhas. Use tiras de cascas de laranjas secas e de outros frutos. Além de poupar dinheiro e o ambiente, ainda proporciona um agradável cheiro frutado.

Na oferta de prendas alimentares prefira produtos de origem nacional e, se possível, de produção biológica; em produtos de perfumaria, cosmética ou higiene pessoal, escolha marcas com produtos naturais, biológicos e que não fazem testes em animais; em equipamentos eléctricos e electrónicos é importante informar-se previamente quais as marcas mais seguras e mais eficientes, em termos de consumos energéticos.

Para os embrulhos das prendas de Natal, reutilize os papéis de embrulho de anos anteriores ou aposte na reutilização do papel de embrulho de adereços, sacos, frascos, caixas e outros materiais com potencial de reaproveitamento. Se não tiver, ou se não forem reutilizáveis, faça o seu próprio embrulho. Utilize papel reciclado, ou mesmo jornais, e faça desenhos. Pode estampar o papel com carimbos feitos de batata, em forma de estrelas, ou árvores de Natal.

Para evitar o desperdício de alimentos na ceia de Natal, faça uma lista de compras do que é mesmo necessário e evite o consumo de produtos embalados. O ideal é confecionar a maior parte dos pratos e sobremesas em casa, privilegiando produtos locais/regionais/nacionais, adquiridos no comércio local e, se possível, de origem biológica e/ou provenientes de redes de comércio justo.

SIMILAR ARTICLES

0 21

0 98

NO COMMENTS

Leave a Reply