Dos painéis solares para as telhas de vidro

Dos painéis solares para as telhas de vidro

0 387

Muito já se avançou em matéria de painéis solares, internacionalmente, e é por isso que não me parece estranho escrever sobre um novo avanço nesta matéria: As telhas de vidro. Trata-se de uma área que está a ganhar cada vez mais terreno por várias razões. Esta opção não só é mais estética como também oferece o mesmo rendimento e é mais económica.

A ideia nasceu na Suécia, numa empresa que se dedicou durante muitos anos a produzir mecanismos para energia limpa, a SolTech Energy, e ‘abanou’ o mercado com este inovador produto, que dá pelo nome de ‘Sigma’, e que consiste em substituir os painéis solares tradicionais para obter energia solar.

Apesar de noutras partes do mundo se ter criado um grande movimento pró-ambientalista no que diz respeito à energia, baseando-se, inclusive, no factor económico, estes painéis não eram de todo atractivos, devido à inestética da sua instalação, e foi isso justamente que motivou a empresa sueca a procurar novas alternativas, que lhes permitisse chegar a nichos de mercado que se negaram a mudar devido à pouca beleza do produto oferecido no mercado.

O sistema de telhas de vidro da SolTech Energy soluciona estes problemas, já que proporcionam um resultado muito bonito, com um acabamento que imita o gelo e que dá um toque elegante e de design moderno ao telhado da casa, mas para além disso também está preparado para todo o tipo de climas, inclusive para a neve.

A nova proposta pode ser integrada tanto em projectos de obras novas como na reabilitação de obras já existentes, e consiste em substituir as tradicionais telhas cerâmicas por telhas de vidro transparente. A energia que passa através destas peças é absorvida por módulos especialmente desenhados para capturar os raios solares e que estão situados debaixo das telhas e protegidos por elas.

As células solares estão colocadas debaixo das telhas, protegidas contra os efeitos climáticos mais adversos, constituindo uma instalação inteligente totalmente integrada no edifício ou casa. As células solares empregues, de produção e design da Soltech, são mais eficazes que as tradicionais de silício, tanto para absorver a luz solar directa como a difusa.

A energia absorvida desta forma transforma-se em calor ou em electricidade, sendo esta última distribuída através de uma rede de energia.

Uma opção que se resume como uma dessas boas propostas bonitas e baratas, se tivermos em conta os preços da competição tradicional.

SIMILAR ARTICLES

0 322

0 44

NO COMMENTS

Leave a Reply