É uma praça portuguesa com certeza

É uma praça portuguesa com certeza

0 53

Há um cantinho de Portugal em Los Teques, Venezuela, que foi entregue pelas autoridades venezuelanas. Chama-se Praça de Portugal e de Camões, tem bustos de relevo para a história lusitana e é um ponto de paragem obrigatório para qualquer português.

Numa região onde existem mais de 30 mil portugueses, entre os quais cerca de 30 mil – a esmagadora maioria – são madeirenses, está concentrada a pequena Praça de Portugal e de Camões. O pequeno terreno foi cedido durante 30 anos pelas autoridades venezuelanas às comunidades portuguesas, ao Consulado e às várias Associações portuguesas que existem na zona.

A praça foi entregue há cerca de 2 anos. Pedro Gonçalves, Cônsul de Portugal em Los Teques, explicou ao JM, como foi escolhido o busto que lá foi colocado.

O Cônsul criou uma votação “onde participaram cerca de 1.000 pessoas portuguesas”.

“Coloquei nas opções Luís de Camões, Santo António, porque esta zona é uma zona que se chama Município Los Salias, cuja capital é Santo António de los Altos, que como se sabe nasceu em Lisboa e o Rei D. Afonso Henriques”, começou por revelar.

O resultado dessa votação levada a cabo pelo Cônsul, teve “cerca de 600 votos a favor de Luís de Camões”, o que permitiu ser o eleito. “Confesso que eu, em particular, votei por Santo António, que esta zona é Santo António, mas o povo é que manda”, reconheceu.

Nestes últimos dias a Praça tem tido alguns trabalhos de manutenção de forma a preservar a presença do pequeno pedaço de território português.“Temos estado a fazer os seus jardins, estamos a fazer a pintura, arranjando, deixando a nossa imagem de Portugal em grande”, enalteceu.

NO COMMENTS

Leave a Reply