Como economizar água em casa?

Como economizar água em casa?

0 675

A água, um dos elementos naturais que temos em maior quantidade no planeta Terra, é um bem precioso e escasso que não devemos desperdiçar. A disponibilidade deste recurso estima-se em 1.300 trilhões de litros: 97,2% nos mares e oceanos e 2,8% em forma de água doce disponível para os seres humanos e o resto dos seres vivos.

Apesar de, atualmente, dispormos da mesma quantidade de água que desfrutavam os dinossauros há 65 milhões de anos, 1.100 milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 2.600 milhões não usufruem de serviços de saneamento básico. É por isso que os seres humanos devem fazer uma utilização adequada deste recurso, com vista a evitar a contaminação e assegurar a conservação do planeta.

Para além da água para beber, os seres humanos devemos utilizar este líquido vital em todas as nossas ações: para cozinhar, tomar banho, lavar, rega de cultivo, criação de animais, fabrico de produtos, produção de energia, transporte, recreação e turismo, entre tantas coisas. Por isso, é importante seguir algumas dicas para assegurar uma poupança do recurso no nosso lar:

Opta pelo duche em vez da banheira: gastamos uma média de 15 a 20 litros por minuto, em vez de 150 a 220 minutos por minuto.

Utiliza produtos anti odor de descarga dupla para poder eleger entre 3 a 4 litros ou 6 a 8 litros. Verifica que a tua cisterna não está a derramar, acrescentando um corante alimentar no depósito.

Coloca um redutor de caudal na entrada dos cabeçais do duche. Fecha as torneias quando deitas sabão ou aplicas champô no cabelo.

Fecha a água enquanto lavas os dentes, fazes a barba, lavas a cara ou as mãos.

Se tens mais do que uma criança, dá-lhes banho juntos.

Descongela os alimentos deixando-os no frigorífico desde a noite anterior e não por baixo da torneira a correr. Lava os teus alimentos num recipiente e não debaixo da torneira a correr.

Utiliza a água de cozedura de alimentos para regar as plantas da casa.

Antes de lavar a loiça, deixa os pratos de molho, assim como os tachos e os utensílios, de forma a que possas poupar água no momento de tirar o sabão.

Utilize um único recipiente para o consumo de água durante o dia.

Opte por máquinas de lavar económicas. Tenha a certeza de a encher com a sua capacidade máxima, para reduzir o número de cargas.

Editor - Jefe de Redacción / Periodista sferreira@correiodevenezuela.com Egresado de la Universidad Católica Andrés Bello como Licenciado en Comunicación Social, mención periodismo, con mención honorífica Cum Laude. Inició su formación profesional como redactor de las publicaciones digitales “Factum” y “Business & Management”, además de ser colaborador para la revista “Bowling al día” y el diario El Nacional. Forma parte del equipo del CORREIO da Venezuela desde el año 2009, desempeñándose como periodista, editor, jefe de redacción y coordinador general. El trabajo en nuestro medio lo ha alternado con cursos en Community Management, lo que le ha permitido llevar las cuentas de diferentes empresas. En el año 2012 debutó como diseñador de joyas con su marca Pistacho's Accesorios y un año más tarde creó la Fundación Manos de Esperanza, en pro de la lucha contra el cáncer infantil en Venezuela. En 2013 fungió como director de Comunicaciones del Premio Torbellino Flamenco. Actualmente, además de ser el Editor de nuestro medio y corresponsal del Diário de Notícias da Madeira, también funge como el encargado de las Comunicaciones Culturales de la Asociación Civil Centro Portugués.

SIMILAR ARTICLES

0 322

0 44

NO COMMENTS

Leave a Reply