Vida de campo

Vida de campo

A imagem desta semana pertence ao fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto, que nasceu a 29 de Abril 1933, em Amarante, e faleceu a 4 de Janeiro de 2009, no Porto. No retrato, pode-se observar um homem levando uma espécie de carreta que é puxada por dois bois e, ao fundo, um bosque que parece estar mergulhado em neblina.

O seu pai, Joaquim Teixeira Pinto, também foi fotógrafo, e fundou a Casa de Fotografia Foto Arte, em 1930. Começou a tirar fotografias profissionais em 1950 e três anos mais tarde, converteu-se em expositor e levou a sua obra pelos cinco continentes. Somado a isto, foi membro activo de três organizações: Associação Fotográfica do Porto, Grupo Câmara de Coimbra e Associação Fotográfica do Sul de Évora.

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, e o Presidente da União de Paróquias de Amarante, Joaquim Pinheiro, inauguraram o Passeio Eduardo Teixeira Pinto, que se encontra na margem direita do Tâmega, em Amarante, a 3 de Maio de 2014.

A família de Eduardo Teixeira Pinto ofereceu, ao Museu Amadeu de Souza-Cardoso, treze imagens que são de sua propriedade, as quais são da exposição permanente do núcleo de fotografia.

Em 2008, foi realizada uma exposição que constou de uma selecção de 38 retratos, que foram premiados no âmbito nacional e internacional. Várias cidades e localidades foram escolhidas para a mostra: Penafiel, Lousada, Porto, Valongo, Maia, Espinho, Gondomar, Famalicão, Braga, Matosinhos, Barcelos, Cascais, Varzim, Nazaré, Figueira de Foz, Valença, Viseu, Coimbra, Vila Real, entre outras.

A Biblioteca Municipal Dr. Albano Sardoeira, situada em Amarante, anunciou uma proposta por parte dos Amigos do Museu de Eduardo Teixeira Pinto, com o objectivo de promover a criação de um espaço onde se possa mostrar o trabalho de Teixeira Pinto. Tal aconteceu a 8 de Junho de 2013. A iniciativa foi recebida com muito entusiasmo por parte das pessoas que estavam nesse dia no auditório.

Em Dezembro de 2010, foi publicado um livro intitulado “A poética da imagem”, editado pela Mota-Engil.

NO COMMENTS

Leave a Reply