Futebol Fitness pode reduzir a hipertensão nas mulheres

Futebol Fitness pode reduzir a hipertensão nas mulheres

0 233

A hipertensão é uma doença crónica degenerativa que ocorre em homens e mulheres, mas as mulheres são mais vulneráveis ao desenvolvimento desta doença. De acordo com um estudo realizado no México pela “Encuesta Nacional de Salud”, 30% das mulheres no país sofrem desta doença. Hipertensão arterial é a elevação persistente da pressão arterial acima do nível normal de tensão: 135/85 mm Hg.

Com o objetivo de combater a hipertensão foi fundado, em 2011, o Futebol Fitness; um programa que combina exercícios aeróbicos e de futebol que podem ser praticados por qualquer pessoa, independentemente da sua idade e forma física.

Para os poder fazer é necessário uma bola, e as partidas são realizadas em relvados pequenos, onde o resultado não importa. O objetivo, além de se divertir e jogar, é fazer com que as pessoas se movimentem, principalmente as mulheres adultas que nunca jogaram futebol, mas que só queiram fazer desporto para reduzir o risco cardiovascular que pode ocorrer.

Uma investigação realizada pela Universidade do Sul da Dinamarca verificou que a prática regular deste desporto reduz a pressão arterial nas mulheres que sofrem de hipertensão. Este estudo foi realizado com 31 mulheres entre 35 e 50 anos com hipertensão, que nunca tinham tocado uma bola de futebol nas suas vidas. Durante um ano, treinaram uma hora de Futebol Fitness duas ou três vezes por semana.

Obteve-se uma redução significativa da pressão arterial. Mas também uma diminuição na percentagem de gordura corporal e uma melhoria na densidade óssea, além de melhorar a sua condição física.

NO COMMENTS

Leave a Reply