Módulos ecológicos para carregar baterias

Módulos ecológicos para carregar baterias

0 367

Uma situação típica que acontece com frequência é estares no aeroporto à espera do teu voo e a bateria do telemóvel chega ao fim….Mais típico ainda é as todas as fichas eléctricas estarem ocupadas, para além de que geram uma carga de energia extra. Mas agora que muitas cidades estão voltando a ver as ruas desde outro prisma, estão a utilizar energias renováveis para ajudar os cidadãos a manter carregados os seus equipamentos enquanto estão na rua.

Não é uma fantasia: Em Nova Iorque, conhecida por ser a capital do mundo, a empresa AT&T instalou uns carregadores públicos na rua, sob o nome de Street Charge, que apresenta uns módulos com painéis solares em forma de pétalas de flor, permitindo carregar, por módulo, até seis telemóveis por portal USB, ao mesmo tempo.

Também nos Estados Unidos, mas em Boston, existem várias unidades de Soofa, um mobiliário urbano com um painel solar ligado a uma bateria. Assim, os dispositivos podem ser carregados com energia solar, para além de avisar os utilizadores sobre as condições ambientais envolventes.

Na América Latina, a batuta é levada por Medellín, Colômbia, em que as Empresas Públicas de Medellín (EPM) instalaram zonas verdes de recarga em locais como o Parque de Los Pies Descalzos, o Parque Explora e o centro comercial Santafé. Os telemóveis e tablets são carregados graças a um painel solar.

Na Europa, em Belgrado, na Sérvia, um grupo de estudantes criou o que se chama de Strawberry Tree, um painel solar de 530W, em forma de árvore, que não só permite carregar os telemóveis como também possui ligação Wi-Fi. O que mais se pode pedir? São ideias simples e económicas para os Estados, que além do mais permitem conservar o ambiente e facilitar as tarefas diárias das agitadas vidas tecnológicas dos cidadãos. Pense verde.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply