O automóvel voador

O automóvel voador

0 545

Sabia que os automóveis voadores existirão num futuro não muito longínquo? E não se trata apenas de uma ideia de séries como ‘Supersónicos’.

A verdade é que a ideia já se materializou num automóvel que recebeu o nome de ‘AeroMobil 3.0’.Trata-se de um protótipo de um viatura familiar voadora, composta por um par de asas dobráveis em fibra de carbono, que alcança uma velocidade máxima no ar de 200 quilómetros por hora. Mas se ainda não acredita que isto seja possível, pode ver no Youtube o vídeo que certifica que o ‘AeroMobil 3.0’ passou com êxito a prova de voo, no passado dia 29 de Outubro, no Festival Pioneers de Viena de Áustria.

Este protótipo foi desenhado pelo engenheiro eslovaco Stefan Klein, que construiu e mostrou ao público pelo menos outros três modelos deste veículo desde 1990, com a ideia de convertê-lo no automóvel do futuro.

Este modelo especifico é compacto e mede seis metros, e para além do carbono, é feito de aço, o que lhe dá resistência no ar, e dá-lhe a aparência de qualquer outro veículo.

É sabido que Klein vem desenvolvendo este projecto há mais de duas décadas, mas só com o protótipo 2.5 foi possível fazer o veículo voar e aterrar sem nenhum problema. Esta versão mais recente, a 3.0, melhorou detalhes como os materiais e certas especificações técnicas, como as linhas de um carro convencional, é impulsionado a gasolina e conta com um motor Rotax 912, que alcança uma velocidade até 160 quilómetros por hora em terra.

As asas de fibra de carbono dobráveis, que se abrem no momento de iniciar o voo, permanecem escondidas, pelo que poderá andar na cidade, passar despercebido e escapar ao trânsito por uma rua solitária, para chegar a casa a voar… literalmente.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply