Os benefícios de um duche frio

Os benefícios de um duche frio

0 776

Já pensou nos benefícios de tomar banho com água fria? Não? Bem, trazemos, nesta oportunidade, algumas curiosidades sobre o banho com água fria que vão deixá-lo com vontade de ir a correr tomar banho de água fria.

Antes de mais, é importante saber que, cientificamente, um duche frio pode, inclusive, afastar a tristeza. Durante séculos, estes banhos tiveram um papel importante em diferentes culturas, desde os espartanos aos gregos, romanos, antigas tribos nativas e japoneses, até aos escandinavos, com esta prática a fazer parte de vários rituais antigos para fortalecer a estrutura psíquica, melhorar a saúde, limpar o espírito e libertar maus sentimentos.

Um banho frio melhora a circulação sanguínea, bombeando mais sangue ao longo de cada um dos órgãos. Assim, com o fluxo sanguíneo aumentando, várias zonas do corpo melhoram o seu funcionamento.

Também é um anti-depressivo natural, já que no momento em que a água fria toca a pele, o corpo liberta elevadas doses de adrenalina que provoca impulsos eléctricos nos terminais nervosos periféricos do cérebro, reduzindo os sintomas da depressão.

Além disso, fortalece a pele e o cabelo, tornando-os mais firmes e fortes. Segundo um estudo do American Journal of Physiology, os atletas que usam água fria depois de um treino de resistência contam com um melhor desempenho nos treinos subsequentes.

Mas mais importante ainda é que estes banhos melhoram o desempenho mental, ao libertar o corpo das hormonas do stress, que podem afectar as capacidades cognitivas. Não é por acaso que se confirmou que 40% das ideias criativas de um ser humano produtivo acontecem durante o momento em que toma um banho.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply