Óscares: “A Forma da Água” lidera com 13 nomeações

Óscares: “A Forma da Água” lidera com 13 nomeações

0 407

“Dunkirk” compete em oito categorias, seguido de imediato por “Três Cartazes à Beira da Estrada”, que pode vencer sete prémios.

Na passada terça-feira, a Academia divulgou os nomeados para os Óscares, cuja cerimónia se realiza a 4 de março. “A Forma da Água” é a obra que lidera a lista de nomeados, constando em 13 categorias, enquanto «Dunkirk» tem oito nomeações e «Três Cartazes à Beira da Estrada» sete. “A Hora Mais Negra” e “Linha Fantasma” conseguem seis. A lista foi conhecida esta terça-feira, 23 de janeiro. A entrega de prémios é novamente apresentada por Jimmy Kimmel.

Em 2017, os Óscares tiveram o momento mais insólito dos 89 anos de história da cerimónia. Quando os veteranos atores Faye Dunaway e Warren Beatty entraram para apresentar o Melhor Filme desta edição, anunciaram “La La Land: Melodia de Amor”. Mas dois minutos depois foram corrigidos: afinal, tinha sido “Moonlight” o escolhido pelo júri da Academia.

«A Forma da Água» é o grande favorito e lidera a corrida às estatuetas douradas com 13 nomeações. “A Forma da Água” foi eleito o Melhor Filme pela crítica norte-americana nos Critic’s Choice Awards, recebeu o prémio Darryl F. Zanuck, dos produtores de Hollywood e o Globo de Ouro de Melhor Realizador. Antes, já tinha conquistado o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

«A Forma da Água» é uma fábula realizada por um dos grandes nomes do cinema fantástico da atualidade, o mexicano Guillermo del Toro («O Labirinto do Fauno»). O filme leva-nos até à década de 60, dominada pela Guerra Fria, e a um laboratório secreto do governo norte-americano. Ali, uma das funcionárias, a muda Elisa (Sally Hawkins), descobre uma criatura marinha, que é uma das muitas experiências feitas no local, e com quem vai protagonizar uma história de amor.

«Três Cartazes à Beira da Estrada» venceu o Globo de Ouro para Melhor Filme e o prémio Screen Actors Guild para Melhor Elenco (que nesta cerimónia é o prémio mais importante, equivalente ao de Melhor Filme).

Realizado por Martin McDonagh (realizador de «Em Bruges»), «Três Cartazes à Beira da Estrada» é um drama e, ao mesmo tempo, uma comédia negra, que vive muito das soberbas interpretações dos seus atores. O destaque vai para Francis McDormand e Sam Rockwell, também eles favoritos nas categorias de Melhor Atriz e de Melhor Ator Secundário respetivamente.

O filme conta a história de Mildred Hayes (McDormand), uma mãe inconformada com o homicídio brutal da filha adolescente, que decide alugar três cartazes à entrada de Ebbing, estado do Missuri, para chamar a atenção da polícia local. Nestes cartazes, Mildred questiona o chefe da polícia William Willoughby (Woody Harrelson) sobre a investigação ao caso, nomeadamente sobre a ausência de detidos.

Muitos críticos têm apontado «Dunkirk» como o melhor filme de Christopher Nolan («Inception», «Interstellar», «Dark Knight trilogy»). Trata-se de um épico de guerra que retrata a Batalha de Dunquerque, em França, durante a Segunda Guerra Mundial.  O filme, que conta com uma cinematografia e efeitos visuais muito elogiados, é o segundo com mais nomeações (oito).

«Chama-me Pelo Teu Nome» tem sido presença constante nas nomeações dos prémios desta temporada e é já considerado um dos filmes a não perder. “Chama-me Pelo Teu Nome”, do italiano Luca Guadagnino, é uma adaptação do romance homónimo de André Aciman e segue a linha dos últimos filmes do seu realizador («Mergulho Profundo», «Eu Sou o Amor») com uma história sobre o amor e sobre o desejo. Os protagonistas são Elio (Timothée Chalamet), um adolescente de 17 anos, e Oliver ( Armie Hammer ), um jovem de 24 anos. O filme, que se desenrola nos anos 80, segue o relacionamento entre ambos, com as paisagens solarengas do norte de Itália como pano de fundo. É uma ode ao amor, mas também um exercício de beleza estética como Guadagnino vem habituando o espetador. Um filme em que se destaca a interpretação de Timothée Chalamet, que tem sido nomeado para os prémios de Melhor Ator.

«The Post» é um thriller político que conta com uma elenco de luxo, liderado por Meryl Streep e Tom Hanks, e um realizador que dispensa apresentações, Steven Spielberg. A história é baseada em factos verídicos: quando o governo de Richard Nixon tentou impedir o jornal «The Washington Post» de publicar documentos que demonstravam o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Um escândalo que ficou conhecido como «Pentagon Papers».

Lady Bird é a estreia da atriz Greta Gerwig como realizadora e tem sido apontado como uma boa  surpresa pela crítica norte-americana. Saoirse Ronan é Christine ou “Lady Bird”, como faz questão de se chamar a si própria. Esta adolescente, de 17 anos, vive em Sacramento, mas sonha entrar numa faculdade em Nova Iorque. É um filme sobre a adolescência e as suas descobertas e também sobre a transição para a fase adulta, mas de uma forma tão leve quanto real, desprovida de artefactos e carregada de humor.

Conheça a lista completa.

Melhor Filme

“Chama-me Pelo Teu Nome”

“A Hora Mais Negra”

“Dunkirk”

“Foge”

“Lady Bird”

“A Linha Fantasma”

“The Post”

“A Forma da Água”

“Três Cartazes à Beira da Estrada”

Melhor Realização

Christopher Nolan, “Dunkirk”

Jordan Peele, “Foge”

Greta Gerwig, “Lady Bird”

Paul Thomas Anderson, “A Linha Fantasma”

Guillermo del Toro, “A Forma da Água”

Melhor Ator

Timothée Chalamet, “Chama-me Pelo Teu Nome”

Daniel Day-Lewis, “A Linha Fantasma”

Daniel Kaluuya, “Foge”

Gary Oldman, “A Hora Mais Negra”

Denzel Washington, “Roman J. Israel, esq.”

Melhor Atriz

Sally Hawkins, “A Forma da Água”

Frances McDormand, “Três Cartazes à Beira da Estrada”

Margot Robbie, “Eu, Tonya”

Saoirse Ronan, “Lady Bird”

Meryl Streep, “The Post”

Melhor Ator Secundário

Willem Dafoe, “The Florida Project”

Woody Harrelson, “Três Cartazes à Beira da Estrada”

Richard Jenkins, “A Forma da Água”

Christopher Plummer, “Todo o Dinheiro do Mundo”

Sam Rockwell, “Três Cartazes à Beira da Estrada”

Melhor Atriz Secundária

Mary J. Blige, “Mudbound — As Lamas do Mississípi”

Allison Janney, “Eu, Tonya”

Lesley Manville, “A Linha Fantasma”

Laurie Metcalf, “Lady Bird”

Octavia Spencer, “A Forma da Água”

Melhor Argumento Original

“Amor de Improviso”, Emily V. Gordon e Kumail Nanjiani

“Foge”, Jordan Peele

“Lady Bird”, Greta Gerwig

“A Forma da Água”, Guillermo del Toro

“Três Cartazes à Beira da Estrada”, Martin McDonagh

Melhor Argumento Adaptado

“Chama-me Pelo Teu Nome”, James Ivory

“Um Desastre de Artista”, Scott Neustadter e Michael H. Webber

“Logan”, James Mangold, Scott Frank e Michael Green

“Jogo da Alta-Roda”, Aaron Sorkin

“Mudbound — As Lamas do Mississípi”, Dee Rees e Virgil Williams

Melhor Fotografia

“Blade Runner 2049”

“A Hora Mais Negra”

“Dunkirk”

“Mudbound — As Lamas do Mississípi”

“A Forma da Água”

Melhores Efeitos Visuais

“Blade Runner 2049”

“Kong: Ilha da Caveira”

“Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi”

“Planeta dos Macacos: A Guerra”

“Guardiões da Galáxia Vol. 2”

Melhor Montagem

“Baby Driver — Alta Velovcidade”

“Dunkirk”

“Eu, Tonya”

“A Forma da Água”

“Três Cartazes à Beira da Estrada”

Melhor Filme de Animação

“The Boss Baby”

“Coco”

“The Breadwinner”

“Ferdinando”

“A Paixão de Van Gogh”

Melhor Documentário

“Olhares Lugares”

“Strong Island”

“Last Men in Aleppo”

“Icarus”

“Abacus: Small Enough to Jail”

Melhor Documentário de Curta-Metragem

“Heaven Is a Traffic Jam on the 405”

“Edith+Eddie”

“Knife Skills”

“Heroin(e)”

“Traffic Stop”

Melhor Guarda-Roupa

“A Bela e o Monstro”

“Linha Fantasma”

“A Hora Mais Negra”

“A Forma da Água”

“Vitória & Abdul”

Melhor Caracterização

“A Hora Mais Negra”

“Vitória & Abdul”

“Wonder — Encantador”

Melhor Canção Original

“Remember Me”, “Coco”

“Mystery of Love”, “Chama-me Pelo Teu Nome”

“This Is Me”, “O Grande Showman”

“Mighty River”, “Mudbound — As Lamas do Mississípi”

“Stand Up For Something”, “Marshall”

Melhor Banda Sonora Original

“Dunkirk”

“Linha Fantasma”

“A Forma da Água”

“Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi”

“Três Cartazes à Beira da Estrada”

Melhor Curta-Metragem de Animação

“Dear Basketball”

“Garden Party”

“Lou”

“Negative Space”

“Revolting Rhymes”

Melhor Curta-Metragem

“Dekalb Elementary”

“The 11 O’Clock”

“My Nephew Emmett”

“The Silent Child”

“All Of Us”

Melhor Edição de Som

“Baby Driver — Alta Velocidade”

“Blade Runner 2049”

“Dunkirk”

“A Forma da Água”

“Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi”

Melhor Mistura de Som

“Baby Driver — Alta Velocidade”

“Blade Runner 2049”

“Dunkirk”

“A Forma da Água”

“Star Wars: Episódio VIII — Os Últimos Jedi”

Melhor Filme Estrangeiro

“Loveless”

“Uma Mulher Fantástica”

“O Quadrado”

“L’Insulte”

“Corpo e Alma”

Melhor Design de Produção

“A Forma da Água”, Paul D. Austerberry

“Blade Runner 2049,” Dennis Gassner

“Dunkirk,” Nathan Crowley

“A Hora Mais Negra”, Sarah Greenwood

“A Bela e o Monstro” Sarah Greenwood

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply