Percorrendo a Venezuela: Parque ‘Leonor Bernabó’

Percorrendo a Venezuela: Parque ‘Leonor Bernabó’

0 565

O Parque Nacional Yuribí fica situado a norte da cidade de San Felipe e conta com uma extensão de 23.670 hectares, espaço no qual se situa o parque recreativo ‘Leonor de Bernabó’.

Yuribí foi o quinto parque nacional decretado no país, a 18 de Março de 1960. Conta com um clima ameno e húmido, para além de ser um território que funciona como reserva natural da flora e da fauna autóctones, assegurando a sua convivência com os importantes leitos hidrográficos que a cercam, tais como Yuribí, Cocorote, Guayabito, Tesorero, Zamuro, Carabobo, Mayorca e La Virgen; permite ainda o abastecimento de água a diferentes povoações e vales agrícolas de Yaracuy. Dentro deste mesmo parque, funciona a estação de tratamento da empresa Hidro Occidental, assim como a central de energia eléctrica da empresa Caley.

Pouco antes de passar a ponte que se situa na entrada do parque recreativo ‘Leonor de Bernabó’, encontra-se a escola municipal do IND, que conta com três piscinas chamadas ‘El Playón’, visitadas frequentemente por turistas.

Para usar as piscinas é necessário pagar uma entrada; as mesmas contam com salva-vidas, para segurança dos banhistas. Estes espaços permanecem abertos ao público de terça a domingo, das 8:00 da manhã às 5:00 da tarde.

O parque recreativo ‘Leonor de Bernabó’ abre as portas de terça a domingo, das 8 da manhã às 4 e meia da tarde.

As infra-estruturas existentes permitem ao visitante uma interessante mistura entre a imponência da natureza e as comodidades citadinas, o que permite o desenvolvimento de diferentes opções de lazer. Conta com quiosques onde descansar, sítios para fazer churrascos, balneários, caminhos apropriados para a prática do excursionismo, e ainda com o rio Yurubí, que é bem aproveitado pelos banhistas que visitam o ‘Leonor de Bernabó’. Este parque nacional funciona como pulmão de Yaracuy.

SIMILAR ARTICLES

0 15

0 18

NO COMMENTS

Leave a Reply