Percorrendo a Venezuela / Táchira

Percorrendo a Venezuela / Táchira

0 400

Esta semana, viajamos até ao Estado de Táchira, um local em que as temperadas vistas da montanha e da charneca se fundem com extensas planícies ricas em flora, fauna e rios de fortes caudais. Fica no Ocidente e Sudoeste da Venezuela, na região de Los Andes, e é o segundo Estado mais alto depois de Mérida.

O clima apresenta grandes variações devido às diferentes altitudes: Em populações na zona das planícies, as temperaturas podem alcançar os 30ºC; na capital, San Cristóbal, a temperatura média diurna é de 24ºC e a nocturna é de 18.ºC; em cidades como Pregonero, El Cobre e La Grita, a temperatura pode ser de 10° centígrados.

O Estado de Táchira possui diferentes atractivos turísticos, entre os quais ressaltam os passeios pelas rotas de montanha e na charneca (El Zumbador, Los Rosales, La Negra, el Tamá); as zonas de gado da planície e a Sul do Lago de Maracaibo; a rota Panamericana e as populações tradicionais (Peribeca, San Pedro del Río, El Cobre, Pregonero), entre outros.

Capacho é uma agradável localidade, cujo clima temperado convida ao descanso, a uma altura de 1.272 metros acima do nível do mar; o seu excelente e aromático café distingue-a entre as povoações tachirenses. El Valle de Cania, onde fica o Rubio, destaca-se pela sua singular beleza arquitectónica, as suas pontes, as suas populações e os parques naturais como El Tamá.

Outros parques de Rubio são La Fantasía e La Petrólia (onde apareceu o primeiro poço petrolífero da Venezuela). Visite também o Museu de Antiguidades, a Igreja de Santa Bárbara ou o sector La Palmita, uma zona de carácter histórico.

Duas povoações coloridamente andinas que se destacam pelos seus dotes turísticos são Peribeca e Pregonero. Na primeira, as ruas empedradas e as casas de arquitectura colonial inspiram sonhos ao visitante. A segunda está rodeada de bosques e montanhas.

San Cristóbal é a capital do Estado de Táchira, sendo a maior cidade em tamanho e importância. Ali, os turistas podem deleitar a vista com os pavilhões e instalações desportivas do Complexo de Feiras de Pueblo Nuevo; respirar o ar limpo do Parque Río Torbes; e serem enfeitiçados pelos saltos de água El Chorro del Indio.

San Pedro del Río é considerada a povoação de maior actividade turística do Estado. É uma povoação típica e a zona foi remodelada, que recebe permanentemente enormes quantidades de visitantes. Tem vários restaurantes, pousadas, vendas de doces e artesanato. A sua praça e ruas empedradas são ideais para o livre exercício das pernas. Outras povoações que não podem estar fora de um itinerário através de Táchira são San Antonio, Lobatera, Colón, La Grita, Ureña, Táriba e La Fría. Cada uma destila um singular encanto natural, tradicional, religioso e histórico, digno de ser testemunhado.

SIMILAR ARTICLES

0 9

0 37

NO COMMENTS

Leave a Reply