Pintura ecológica em cinco passos

Pintura ecológica em cinco passos

0 290

Muitas vezes queixamo-nos das coisas que não temos, e sem querer chegamos a soluções mais ecológicas e económicas que nos podem favorecer no lar. Por exemplo, nesta oportunidade encontramos o nopal, uma espécie de cacto comum que, ainda que tenha servido durante séculos para fins terapêuticos e decorativos, hoje é utilizado até para fazer tintas.

Sim, leu bem, como tintas de borracha ou de água, mas estas são de nopal, que são tão pouco tóxicas que se tornam ideais para qualquer lar.

E ainda que o uso do nopal como tinta para as paredes exteriores e interiores não seja tão popular, uma das coisas que o torna atractivo é a simplicidade do seu processo, e é um aditamento que protegerá a sua casa.

Em tempos remotos, os indígenas mexicanos e de outras culturas misturavam o nopal com areia para pintar os seus tempos, enquanto os conquistadores espanhóis impermeabilizaram os conventos com este misturado com mercúrio.

Pois bem, a receita para fazer esta pintura é simples. Precisará de cinco nopales grandes, dois quilos e meio de cal, duas taças de sal de mesa, o colorante para cimento da cor desejada e seis litros de água. Uma taça de vidro de 3 a 4 litros, um coador grande, um tubo com tapa de oito litros, uma vara de 50 cm limpa, uma faca e tabua de picar, luvas de borracha e um protector do nariz.

Primeiro deve cortar os nopales em bocados pequenos e pô-los na taça, acrescentando dois litros de água, deixando-os repousar durante toda a noite para que soltem a baba das folhas. No dia seguinte, em todo o tubo, verta cal, sal e os 4 litros da água restante, mexendo tudo muito bem com o pau de madeira, como se de uma mistura para bolo se tratasse.

Introduza a baba de nopal, previamente lavado, e mexa até conseguir uma mistura uniforme. Para finalizar, acrescente o colorante a pouco e pouco até conseguir o tom desejado. Se o que quer é tinta branca, não tem que acrescentar nenhum tipo de colorantes, e assim tem uma receita verde e fresca, que além disso pode conservar até um ano numa garrafa, sempre e quando esta esteja bem fechada.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply