Produção automóvel em Portugal cai 11,9% em Junho

Produção automóvel em Portugal cai 11,9% em Junho

0 50

A produção automóvel nacional, apesar de ter registado uma diminuição homóloga de 11,9% em Junho, manteve um comportamento positivo no primeiro semestre do corrente ano, com 1,5% de crescimento homólogo.

Em Junho foram produzidos em Portugal 13.415 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado uma nova queda após se ter registado um acréscimo no mês anterior. A produção continua a evidenciar um comportamento oscilante não tendo ainda sido definida uma tendência, apesar de um ligeiro aumento no acumulado do primeiro semestre do ano em curso.

Importa assinalar que o resultado negativo observado no mês de Junho se deve à queda registada na produção de automóveis ligeiros de passageiros, já que os veículos comerciais apresentaram um comportamento positivo.

Quanto à produção acumulada no primeiro semestre de 2017, registou-se um crescimento de 1,5 por cento.

A informação estatística relativa a Junho confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,9 por cento dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa. Registe-se igualmente que se verificou um aumento percentual relativamente ao mês anterior.

A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 84,7 por cento – com a Alemanha (19,2%), Espanha (14,7%), Reino Unido (11%) e França (10,9%) no topo do ranking.

Em termos de grandes regiões, o mercado asiático, encabeçado pela China (9,8%), mantém o segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal.

NO COMMENTS

Leave a Reply