Resfriados podem levar a ataques de asma

Resfriados podem levar a ataques de asma

0 24

Um grupo de cientistas do Instituto Nacional do Coração e dos Pulmões do Colégio Imperial de Londres localizou uma molécula que poderá desencadear ataques de asma potencialmente mortais provocados pelos resfriados.

A descoberta poderá significar um objectivo para a elaboração de novos medicamentos para tratar esses ataques. A maioria dos ataques de asma (entre 80 a 90 por cento) é provocada por um vírus que infecta as vias respiratórias, na maior parte dos casos, o rinovírus, a principal causa do resfriado comum. Os investigadores descobriram que uma molécula específica chamada IL-25 poderá ter um papel fundamental nos ataques de asma provocados pelos resfriados. “A nossa investigação demonstrou pela primeira vez que as células que revestem as vias respiratórias dos asmáticos são mais propensas a produzir uma molécula pequena chamada IL-25, que parece desencadear uma série de eventos que provocam os ataques”, explicou um dos autores principais do estudo, Nathan Bartlett, num comunicado divulgado pela revista Science Translational Medicine. “Ao ter esta molécula como objectivo principal, podemos descobrir um tratamento novo, que é muito necessário, para controlar essa reacção, que é uma potencial ameaça à vida dos que sofrem de asma”, acrescentou.

Para realizar este estudo, os investigadores compararam as células dos pulmões de pessoas com asma e as de pessoas que não têm asma. Quando havia uma infecção por rinovírus, as células dos pulmões das pessoas com asma produziam cerca de 10 vezes mais IL-25 que as células dos pulmões das pessoas sem asma. “Os ataques de asma continuam a ser um grande problema de saúde”, disse outro dos autores do estudo, Sebastian Johnston. “Os medicamentos existentes que contêm esteroides que se inalam são muito eficazes para controlar os sintomas regulares de asma, mas durante um ataque, os sintomas pioram e podem levar o paciente ao hospital.

“Os próximos passos consistem em provar o bloqueio da IL-25 em humanos, e investigar outras possíveis vias que possam ser importantes nos ataques de asma”, acrescentou.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply