Sabia que a Roménia tem um cemitério cheio de cor?

Sabia que a Roménia tem um cemitério cheio de cor?

0 295

O cemitério encontra-se numa pequena aldeia em Maramureş, na Roménia, a poucos quilómetros da fronteira com a Ucrânia.Săpânţa é famosa no mundo pelos seus característicos e coloridos túmulos que possuem no centro um desenho da profissão da pessoa falecida.

As lápides deste convento demonstram alegria: as inscrições descrevem de forma original e poética eventos sobre a vida do falecido, algum episódio humorístico, algum ensinamento ou a história de como faleceu. O azul de Săpânţa é a cor que predomina neste lugar único pelo seu ambiente.

As origens deste cemitério estão relacionadas a Stan Ioan Patras, um artista local que começou a esculpir as lápides peculiares em 1935. Onde logo em 1960 todo o cemitério foi preenchido com cerca de 800 cruzes em carvalho, conseguindo transformar este espaço num museu ao ar livre.

Patras teve a ideia de gravar epitáfios e desenhos nas cruzes encarregadas pelos seus vizinhos para os funerais dos seus entes queridos, uma tarefa para à qual se dedicou até a sua morte em 1977. Nesse ano continuou este trabalho o seu sucessor, Pop Dumitru, que vive na casa do seu mestre e mantém o seu estilo.

Inclusive na lápide do mestre Patras diz: «Desde que fui uma criança pequena chamaram-me Stan Ioan Patras, ouçam-me boas pessoas, o que eu digo não são mentiras: Quantos dias tenho vivido não desejei mal a ninguém, mas tão bem como tenho conseguido a qualquer pessoa tenho atendido. Pobre mundo meu, quão difícil eu vivi nele «.

SIMILAR ARTICLES

0 6

0 51

NO COMMENTS

Leave a Reply