Sabias que a capacidade auditiva é afetada pela língua materna?

Sabias que a capacidade auditiva é afetada pela língua materna?

0 405

A Universidade de Helsinki na Finlândia descobriu que as capacidades auditivas das pessoas podem ser diferentes consoante os seus antecedentes linguísticos e musicais. O cérebro é responsável por transformar os impulsos recebidos através do ouvido em sons decifráveis e afasta os que considera que não são importantes.

O sistema auditivo é o filtro para os sons que encontramos no ambiente, que se varia conforme vai tendo contacto com diferentes aspetos: nomeadamente a língua materna e também a educação musical.

A Universidade de Helsinki teve à sua disposição um grupo de investigadores que chegou à conclusão de que a língua materna afeta a capacidade auditiva. A investigação comparou capacidades auditivas de pessoas com diferentes antecedentes linguísticos e musicais para detetar indícios de discriminação baseados na intensidade, frequência e duração dos sons.

Comprovou-se que os finlandeses têm uma vantagem no processamento da duração auditiva quando comparados com os que falam alemão; também se comprovou uma maior capacidade de discriminação de frequência, o que permite distinguir dois sons ouvidos ao mesmo tempo. Alguns dos resultados também revelaram que a experiência musical tem efeitos nas caraterísticas auditivas, mas dependem principalmente dos padrões vocais da língua nativa da pessoa.

NO COMMENTS

Leave a Reply