Sandra & Ricardo: As vozes no coração dos emigrantes

Sandra & Ricardo: As vozes no coração dos emigrantes

0 76

Sandra & Ricardo, são um dueto de cantores portugueses nascidos na Venezuela. Neste ano de 2020 comemoram 26 anos de carreira nos palcos, cantando e encantado a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo.

A dupla já atuou várias vezes na Madeira.

Por Marco Sousa
marco.sousa@jm-madeira.pt

O dueto Sandra & Ricardo estreou-se, curiosamente, no ano 1994, numa Festa Latina, na Ribeira Brava, concelho da Ilha da Madeira. Com o apoio musical dos seus pais e professores de música, continuaram o seu trajeto artístico, caracterizado por dar a conhecer as culturas quer venezuelanas, quer portuguesas.

Os cantores participam ativamente no Programa de TV «Portugal sua gente, sua música, costumes e tradições», produzido por Rui Urbano, e noutros meios radiofónicos e impressos, como o Correio da Venezuela, presenças estas que os tornam reconhecidos entre a comunidade portuguesa residente na Venezuela, mas não só.

Ao longo dos anos têm visitado diversos palcos na Venezuela, Portugal, Espanha, França, Suíça, Inglaterra, Bélgica, África do Sul, Brasil, Panamá, Estados Unidos, e ilhas como Curaçau, Aruba, Canárias, Jersey, Madeira e Porto Santo.

O primeiro país que a dupla visitou foi Espanha, depois a ilha do Curaçau (Antilhas Holandesas), no ano 2000, quando pela primeira vez, apresentaram um Show com outros músicos. Em 2009, visitam Portugal com os seus músicos ‘llaneros’, na digressão ‘Por amor a Venezuela’, e um ano depois, com os seus músicos executantes, na tournée ‘Ritmos Latinos’.

O repertório interpretado pelo conhecido duo nos seus espetáculos abrange desde grandes sucessos e canções originais do dueto em português, adaptações e melodias inéditas em espanhol ou reconhecidas canções latino americanas.

Sandra & Ricardo são também exponentes do Fado. A dupla faz-se acompanhar pelos seus músicos, por Bandas e Orquestras Sinfónicas/Filarmónicas (com o Projeto «Herança Semeada») e por grupos convidados (com o Projeto «Juntos Somos +»), que valorizam o intercâmbio musical e a participação de talento local dos espaços onde se apresentam.

Embaixadores da música portuguesa

Considerados como Cantores Revelação, Embaixadores da música portuguesa e latino-americana pelo mundo fora, a dupla Sandra & Ricardo tem sido reconhecida nacional e internacionalmente.

O dueto tem variadíssimas medalhas e reconhecimentos recebidos ao longo dos seus 26 anis nos palcos. Desde a Medalha de Honra e Bandeirim da Casa da Madeira de Joanesburgo, da Casa da Madeira de São Paulo, Medalha de Honra da Câmara Municipal do Porto Santo, de Machico e da Cidade do Funchal. Recebeu ainda um Botão das Academias de Bacalhau, Bandeirim do ‘Clube Social das Comunidades Madeirenses’.

No total, são mais de 50 taças e placas de reconhecimento, 45 medalhas e botões de reconhecimento e mais de 500 certificados.

Distinções estas que demonstram e valorizado o trabalho de grande sucesso que a dupla Sandra & Ricardo realiza juntos das comunidades portuguesas espalhadas um pouco por todo o mundo e que os tornam as vozes que sempre estarão presentes no coração dos emigrantes.

Números: #1994 ano em que o dueto Sandra & Ricardo estreia-se nos palcos, na Festa Latina que aconteceu na Ribeira Brava, concelho da Pérola do Atlântico.

#26 números de anos que este duo completa neste ano de 2020 nos palcos espalhados um pouco por todo o mundo.

NO COMMENTS

Leave a Reply