Sandra & Ricardo atuam em Capetown

Sandra & Ricardo atuam em Capetown

0 637

A dupla internacional Sandra & Ricardo Rodrígues visita a Cidade do Cabo, participando em várias iniciativas junto a comunidade lusa. Como parte da sua Tournée #SouthAfrica2017, vão realizar-se eventos em clubes e associações.

No dia 10, os artistas atuaram na Festa de Natal dos portugueses em Capetown, cidade sul-africana que reúne uma importante representação de portugueses. «Estamos felizes pelo carinho e apoio dos portugueses que residem na África do Sul. Muito obrigado a todos os que têm contribuído para o sucesso desta tournée. Já é a terceira vez que visitamos estas terras e cada momento nos permite saber mais sobre a história e como vivem atualmente os portugueses», relata o cantor Ricardo.

Joanesburgo, Pretoria e Benoni foram alguns dos espaços que receberam a dupla desta vez. «Não é só subir ao palco e cantar, gostamos de conhecer tudo o relacionado com os nossos, e semear a vontade de continuar com os costumes e tradições lusas além-fronteiras», destaca a cantora Sandra.

Desta forma, a dupla também aproveita esta estadia no país sul-africano para compilar conteúdos para o programa semanal que apresenta e conduz, “Oye mi canto”, transmitido pelo Posto Emissor do Funchal, e que procura homenagear aos portugueses pelo mundo, percecionando, através das suas vivências, como são e como se desenvolvem.

 Sandra&Ricardo, Compadres da Academia Mãe

Já atuaram em vários congressos mundiais e em almoços e jantares da Academia do Bacalhau pelo mundo. E nesta oportunidade Sandra&Ricardo foram declarados Compadres da Academia Mãe.

«É uma grande honra sermos membros desta instituição, reconhecida entre os portugueses, no local onde foi criada, há quase cinquenta anos. Conhecemos há muito tempo o trabalho e compromisso social das Academias, um grande apoio em prol dos mais necessitados», sublinha Sandra.

É importante destacar que as Academias do Bacalhau são tertúlias de amigos, sem fins políticos, religiosos ou comerciais, que têm como principal intenção fomentar e desenvolver laços de amizade, cooperação e confraternização, prestando contributos para a difusão da cultura e valores tradicionais dos países onde existam Academias, apoiando com especial destaque instituições de beneficência.

Mais história de Sandra&Ricardo

– No ano 1994, os irmãos Sandra&Ricardo cantam juntos pela primeira vez na Ribeira Brava (ilha da Madeira) no evento “Festa LusoVenezuelana”, organizado pelo Restaurante AguaMar.

– Para além de atuarem em Portugal e na Venezuela, a ilha do Curazau foi o primeiro palco internacional de Sandra&Ricardo, num espetáculo conjunto com o cantor português Quim Barreiros (2003).

– Portugal, Venezuela, Espanha, França, Suiça, Inglaterra, Brasil, Panamá, África do Sul e várias Ilhas: Madeira, Porto Santo, Canarias, Tenerife, Jersey, Aruba e Curaçau. A comunidade a residir nestes destinos tem recebido a dupla internacional.

– No dia 12 de outubro de 2000, apresentam “Mais Além do Horizonte”, o primeiro álbum. Depois foi a vez das suas produções discográficas “15 formas de amar” (2002), “Por amor a Venezuela” (2004), “Por amor a Portugal” (2009), e “+de20” (2015).

– No ano 2002, estreiam-se em palco junto a Orquestras Sinfónicas, neste caso com a mais antiga do país sul-americano “Orquesta Sinfónica Venezuela”. Desde então, têm atuado com a Orquestra Sinfónica de Aragua, Orquestra Federico Villena, Orquestra de Sopros da DSEAM, a Banda Militar da Madeira, Banda Municipal de Câmara de Lobos, Banda Municipal do Funchal “Artistas Funchalenses”, Banda Municipal “Recreio Camponês”, Orquesta Bandolinística Ribeirabravense e a Tuna de Bandolins e Coros da ACR Porto Moniz.

– Em 2004, Sandra&Ricardo passam a ser membros fundadores e da direção da “Fundación Danzas Luso-Victorianas”, com a função de promotores culturais.

– Têm partilhado palcos com artistas como Paulo De Carvalho, Quim Barreiros, Tony Carreira, Ágata, Rui Veloso, Paulo Gonzo, Jorge Ferreira, Paco Bandeira, Lucas e Matheus, Oscar D’ León e Reynaldo Armas, entre tantos outros de origem latina, europeia e africana.

– Sandra&Ricardo já foram condecorados com quatro Ordens de Mérito: Ordem “Ciudad de La Victoria” (1999-2002), Ordem “José Félix Ribas” (2001), Ordem “Luisa Cáceres de Arismendi” (2008), e “Pergamino Bicentenario” (2014). Também têm sido galardoados com Medalhas, Taças e Reconhecimentos nos diferentes países que têm atuado.

NO COMMENTS

Leave a Reply