Santa Cruz celebra 500 anos

Santa Cruz celebra 500 anos

0 584

As celebrações dos 500 anos de Santa Cruz arrancaram com discursos oficiais e uma recriação de época, mas irão prolongar-se por todo o ano de 2015. O município tem alguns eventos em agenda, mas continua aberta a sugestões e à participação de todos, entre os quais os filhos da terra emigrados.
Com o slogan «Terra de Futuro», as comemorações dos 500 anos do concelho coincidem com um momento de aperto financeiro na Câmara de Santa Cruz. Filipe Sousa, o presidente da Câmara, lembrou que a dívida herdada e, por isso, mesmo não será fácil caminhar para um futuro melhor, com menos pobreza e mais justiça social.

Filipe Sousa acredita que é possível chegar a esse futuro melhor, mas lembrou que, de momento, a câmara está limitada pela herança que recebeu e que não é, por isso, fácil acudir às necessidades, às carências que ainda existem e à nova pobreza, que apareceu com o desemprego. Apesar de tudo, a Câmara de Santa Cruz tem tentado acudir às pessoas com o pouco que tem. A ideia é que mil euros bem geridos podem mudar a vida a alguns municípes.

Apesar destas dificuldades, a autarquia tem já um programa de festas e de eventos que serão lançados durante 2015. Em Janeiro, as festas de Santo Amaro serão integradas nos 500 anos e em Fevereiro haverá uma exposição etnográfica de bonecas de massa e brinquinhos. Será ainda restaurado o cruzeiro de Santa Cruz, está previsto um encontro de bandas e uma feira náutica.

O programa inclui uma regata às Desertas, a publicação de um livro infantil alusivo ao concelho, uma conferência sobre arquitectura, colóquio de história, a publicação dos anais de Santa Cruz e a inclusão dos 22 anos da Casa da Cultura nas comemorações.

O programa não está fechado e o presidente da Câmara gostaria de incluir nestas celebrações também acções de solidariedade. Os pequenos gestos que, segundo diz, podem mudar a vida de muitas pessoas. E por isso, num momento de pouca liquidez, Santa Cruz olha para as comunidades e apela: quem quiser se juntar a estas festas será bem vindo.

NO COMMENTS

Leave a Reply