Saudades vem com novas surpresas

Saudades vem com novas surpresas

0 204

O grupo folclórico pertencente à Casa Portuguesa Venezuelana realizará um ato totalmente novo para esta nova edição do espetáculo

Oscar Sayago

O Rancho Folklórico Saudades da Casa Portuguesa Venezolana está a preparar uma nova apresentação para que toda a comunidade portuguesa possa deleitar-se com as melhores coreografias.

Embora no país estejam sendo vividos momentos incertos, os grupos folclóricos participantes permanecem juntos, e cada um dando o seu melhor para não perder o festival. «Estamos a resgatar o festival, somos poucos os grupos porque várias pessoas de outros grupos têm emigrado para outros países, mas mesmo assim não podemos perder as nossas tradições e cultura na Venezuela», disse Nivaldo Da Silva, Diretor de Baile do grupo.

O grupo folclórico chegou em força desde a sua participação no Festival Internacional de Danças Folclóricas. Durante dois meses o grupo tem vindo a preparar a sua nova intervenção, incluindo uma nova coreografia que inclui três novas danças. «Um novo formato daquilo que é o folclore português, mas inovador», descreve o diretor.

Dada a grande migração da diáspora portuguesa na Venezuela, o grupo folclórico conseguiu garantir que todos os seus participantes pudessem atuar e que nenhum lugar fosse deixado de fora. Nesta edição, irão realizar uma espécie de jogo coreográfico para incorporar tanto os dançarinos como as dançarinas.

Entre os prémios que ganhou este grupo folclórico há uma longa lista, para citar alguns são: Melhor Traje Nacional, Melhor musicalização, Melhor Coreografia, reconhecimentos recebidos em festivais no folclore Português, Encontro Continental e Festival Madeirense. Por outro lado, importa referir que o grupo é o fundador do Festival de Danças Internacionais.

Nesta nova edição vai representar a região de Miranda do Douro que é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Bragança, Região Norte e comunidade intermunicipal de Trás-os-Montes. Por outro lado, é o primeiro grupo folclórico que utiliza uma saia tradicional para a roupa de homens.

O grupo é composto por 20 membros e a maioria é luso-descendente. E nesta edição a madrinha que representará o grupo é Nohely Filipe. «Não podemos perder as nossas tradições e costumes de Portugal, vamos tornar este festival participativo, e promover encontros onde nos possamos reunir e continuar com as tradições. Agimos pelo amor à arte, a ideia é manter a portugalidade viva e fazer com que as próximas gerações se entusiasmem com estas atividades», expressou Nivaldo.

El Rancho Folclórico Saudades, é o herdeiro do Grupo Folclórico de Lar Lusitano Valencia hoje, estado Casa Portuguesa Venezuela Carabobo, é fundada em 24 de agosto de 2005, sob a liderança geral do ex-diretor Leonel Moniz Da Silva e acompanhado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos do grupo Danças Folclóricas extinto da Madeira, que durante dez anos serviu como uma escola para gerações de cultores / lusitanos e luso-descendentes também.

O grupo participou em vários festivais folclóricos, tais como: Festival do Folclore Português, Festival Internacional de Dança Folclórica e Encontro da Madeira e do Folclore Continental. Feito todos os anos em datas diferentes. Seu objetivo é fazer uma apresentação fiel da música, danças e figurinos representativos de Portugal, e sempre deixar a cultura portuguesa no alto.

NO COMMENTS

Leave a Reply