UE preparada para ajudar financeiramente Venezuela e Irão

UE preparada para ajudar financeiramente Venezuela e Irão

0 93

A União Europeia (UE) vai ajudar financeiramente a Venezuela e o Irão na luta contra a Covid-19 e apoiar os esforços de repatriamento de nacionais dos Estados-membros, anunciou hoje o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

“Concordámos em apoiar financeiramente o Irão e a Venezuela, que estão em maiores dificuldades devido a sanções”, disse Borrell, numa conferência de imprensa divulgada pela Internet, após uma teleconferência dos ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) dos 27.

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) salientou também que Bruxelas está a apoiar os Estados-membros nos esforços de “repatriamento de pessoas que estavam a viajar e foram apanhadas em trânsito e têm que voltar aos seus países”.

“Esta é uma competência dos Estados-membros”, sublinhou, reconhecendo haver “países onde há maior preocupação”.

“Estamos a trabalhar para os trazer de volta à Europa, através de voos comerciais. Há muitos aeroportos fechados, nomeadamente na Ásia e na América Latina”, estimando em “mais de 200 mil pessoas” os cidadãos Da UE apanhados em trânsito pelo impacto da pandemia causada pelo coronavírus e que fez com que várias companhias e aeroportos interrompessem as suas operações.

Borrell salientou também que África é um continente que precisa de toda a cooperação, uma vez que “o impacto da pandemia ficará rapidamente fora de controlo”.

NO COMMENTS

Leave a Reply