Uma solução para o lixo

Uma solução para o lixo

0 432

Durante os últimos anos, o tema do lixo na Venezuela manteve-se entre os principais tópicos de queixas de diferentes comunidades. Mas para além do cumprimento das políticas públicas, podemos, nas nossas casas e locais de trabalho, contribuir para resolver o problema do lixo.

Mais de metade do lixo que produzimos é reciclável, por isso é importante ter em conta a regra dos três ‘R’: Reciclar, Reduzir, Reutilizar. No que toca a esta norma, não se trata de limitar as actividades quotidianas, mas sim de apelar a um consumo necessário e responsável dos recursos, para além de dar-lhes uso suficiente.

Existem algumas formas simples de contribuir para um bom ambiente e para a diminuição do lixo. Ao reciclar caixas de cartão ou embalagens que sejam feitas à base de papel, estamos a contribuir para a redução do corte de árvores, pois se reutilizarmos 100 quilos de papel, salvamos a vida a pelo menos sete árvores, que nos ajudam a captar o monóxido de carbono do ar.

Se separarmos o lixo que geramos, com um contacto prévio com as entidades encarregues da recolha, prevenimos a contaminação dos solos.

Usar embalagens reutilizáveis não só  diminui gastos às empresas e ao nosso bolso como também evita uma série de processos que contaminam o ambiente com muita facilidade. Escolher recipientes de vidro em vez de plástico, ‘tetrapacks’ e alumínios será sempre uma boa opção.

Na Venezuela há empresas que se dedicam à compra de materiais recicláveis como papel de jornal, livros velhos, garrafas, plásticos, etc.

Lembre-se que cuidar hoje é preservar o futuro das novas gerações.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply