Vantagens da compostagem

Vantagens da compostagem

0 591

Quando somos crianças, nas escolas costumam ensinar-nos o que é a compostagem ou, melhor dizendo, o processo de transformação da matéria orgânica para obter composto ou abono natural. Contudo, à medida que vamos crescendo, esquecemo-nos por completo das grandes vantagens destas técnicas que velam por um desenvolvimento mais ecológico do nosso quotidiano.

Um dos grandes benefícios de criar compostagem é que geramos um contributo natural de alta qualidade e totalmente grátis: com cem quilogramas de resíduo orgânico é possível obter trinta quilos de abono natural. Ainda, a compostagem melhora a qualidade do ar que respiramos, reduzindo o lixo que é queimado, o que se traduz numa diminuição da carga de reações alérgicas, ataques de asma e toxicidade das partículas na atmosfera.

Cientistas têm demonstrado que a compostagem produz efeitos positivos nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo: permite melhorar a sua estrutura, reduzindo os problemas de compactação e evitando a erosão, aumentando a capacidade de retenção de água e intercâmbio gasoso.

No processo de compostagem, produz-se a degradação da matéria orgânica e forma-se um líquido que pode ser utilizado com inseticida ou fertilizante, que oferece maior resistência da planta à infeção de agentes externos. Igualmente, permite imitar à natureza no seu próprio ciclo de vida: intervêm microorganismos, bactérias e insectos que recriam os processos de um grande bosque na parte traseira do nosso lar.

O abono que se obtém do processo de compostagem permite que se reduza o uso de fertilizantes químicos que contaminam os aquíferos por excesso de nitratos. Ainda, embeleza o espaço, melhora a qualidade do solo e contribui para a manutenção e desenvolvimento da flora e fauna, aumentando a produção de plantas comestíveis e ornamentais.

SIMILAR ARTICLES

NO COMMENTS

Leave a Reply