Venezuela comemora 100 anos das aparições da Virgem de Fátima

Venezuela comemora 100 anos das aparições da Virgem de Fátima

0 285

Ommyra Moreno Suárez

Sergio Ferreira Soares

O mês de Maio é, indiscutivelmente, sinónimo de mulher: para além de se comemorar o Dia das Mães, também se celebra a aparição de Nossa Senhora de Fátima.É por isso que, todos os anos,  os portugueses, onde quer que se encontrem, reúnem-se para honrar aquela a quem consideram a sua mãe espiritual, promovendo de iniciativas e festividades que realçam a portugalidade e os valores que caracterizam a nação lusitana.

Na Venezuela, reside uma grande quantidade de portugueses que, ainda que longe do seu país de origem, se mantêm fieis à sua devoção à virgem de Fátima, tradicionalmente considerada como um símbolo religioso que une os venezuelanos e os lusitanos. É por esse motivo que, desde diferentes pontos do país, se prepara uma série de iniciativas com o objectivo de congregar os paroquianos e render homenagens à virgem pelo 100º aniversário da sua aparição, que se deu no ano 1917 aos pastorinhos.

Centro Portugués – Caracas

No próximo dia 12 de maio, o Comité de Damas da Associação Civil Centro Portugués promove uma missa multitudinária às 19h30 nas instalações do Salão Nobre do centro social, localizado na urbanização Macaracuay, a Este da cidade capital. Neste dia tão especial, a missa será celebrada pelo CardealBaltazar Porras, o Mosenhor Alexander Mendonça e bispos e sacerdotes portugueses convidados.

Catia – Distrito Capital

A paróquia Niño Jesùs y Madre Cabrini, localizada entre a 5ª e 6ª avenidas da urbanização Nueva Caracas, em Catia, realiza as suas Festividades dos 100 da aparição. A iniciativa tem lugar no dia 13 de maio com um terço e uma missa a partir das 16h00. Depois, no dia 28 de maio, à mesma hora, haverá uma missa solene, com uma dramatização da história de Fátima e uma procissão que culmina com um espetáculo de fogo-de-artifício.

El Paraiso – Distrito Capital

A Paróquia Nossa Senhora Reina do Mundo, Parque La Paz, urbanização El Paraíso, também vai marcar a data com celebrações em honra à virgem. No próximo dia 21, realiza a tradicional procissão pelos arredores da paróquia. O terço começará às 14h30 na Igreja Nossa Senhora de La Paz, seguido por uma missa e a procissão das velas.

Cagua – Estado Aragua

Na população de Cágua, Estado de Aragua, também se realizaram diversas festividades para comemorar a data durante os dias 13, 14 e 15 de maio; sendo que nestes dias vai haver diversas atividades religiosas, acompanhadas de venda de comida, tômbola e grandes surpresas.

Fundacagua vai iniciar as suas festividades no dia 12 às 14h00 com um Grande Desfile com a Imagem Peregrina da Virgem desde a Iglesia San José até à Iglesia Nuestra Señora del Rosario de Fátima, que incluirá a participação de sociedades religiosas, grupos apostolados, instituições educativas, movimentos folclóricos e sociedades Virgem de Fátima de diversas paróquias. Depois, realiza-se uma eucaristia presidida pelo Padre Jesús Díaz e uma procissão de velas, que deverá culminar com uma espetáculo de fogo-de-artifício por volta da meia-noite e uma nova eucaristia e vigília mariana.

No dia 13 de maio, pelas 17h30, realiza-se uma nova eucaristia e, às 7h00, um terço, que dará lugar a uma serenata, missa e procissão. Às 10h00, realiza-se uma eucaristia no estádio “Kisler”, que será presidida pelo Monsenhor Aldo Diordano. Depois, às 15h00 e às 18h00, realizam-se novas missas, para finalmente, às 19h30, realizar-se a coroação da imagem e uma homenagem que contará com as apresentações do Grupo Folkllórico Os Lusíadas, Lusomania e Juan Dosa, para além da animação de Explosión Disco Móvil. No dia seguinte, domingo 14 de maio, continuam as festividades a partir de las 19h30 com o Grupo Folclórico Amizade, a orquestra Billos Caracas Boys e a animação de Explosión Disco Móvil.

Finalmente, na segunda-feira 15 de maio vai ter lugar um terço às 7h00, seguido de uma eucaristia pelos Estudantes e a despedida da Imagem Peregrina com uma caravana que partirá para Turmero às 9h00.

Santuários de Carrizal e Guatire – Estado Miranda

Integrada nas atividades da Asociación Civil Amigos de Nuestra Señora de Fátima que servem para comemorar o centenário da primeira aparição da Virgem de Fátima, realiza-se no próximo dia 6 de maio no Santuário uma conferência entre as 9h00 e as 12h00 que vai contar com a participação do Monsenhor Freddy Fuenmayor, juntamente com o Monsenhor Porras e o bispo de La Guaira, Raúl Biord, que vão conversar sobre o centenário da Virgem de Fátima, que compreende toda a sua história e as aparições. Da mesma forma, para encerrar o mês do centenário da sua primeira aparição, está prevista a realização de um grande arraial em sua honra no próximo domingo 28 de maio, na construção da réplica modernizada do Santuário de Fátima, localizado no setor Llano Alto do município Carrizal.

No Santuário de Guatire, a colónia portuguesa se irá reunir novamente para prestar homenagem à Virgem de Fátima no marco do centenário das aparições. Nesse sentido, no próximo sábado, dia 13 de maio, tem lugar a missa e procissão de velas, a partir das 18h00. No domingo 28 de maio, terá lugar, no Santuário, o Grande Arraial, que contará com a apresentação de grupos folclóricos, grupos e mariachis. No local, os presentes terão a oportunidade de usufruir de várias propostas de gastronomia portuguesa, dispostas nos diferentes postos de venda de comidas e bebidas. Desta forma, esperam conseguir angariar os fundos necessários para concluir os trabalhos de construção no templo.

Catia La Mar – Estado Vargas

O Centro Luso Venezuelano do Estado Vargas, localizado na urbanização Weekend de Catia La Mar, promove as suas festividades em honra da Virgem de Fátima no próximo domingo 14 de maio, a partir das 15h00. A iniciativa, que começa com a Santa Missa, conta com as apresentações do Grupo Infantil Luso Venezuelano, do grupo musical Alma Lusa e do duo Son Sólo, para além da venda de comes e bebes tradicionais.

Píritu – Estado Anzoátegui

A colónia portuguesa na localidade de Píritu, Estado Anzoátegui, e a junta organizadora das festividades da sua padroeira Nossa Senhora de Fátima vão iniciar as suas comemorações no dia 13 de maio às 17h00 com um terço, missa e procissão na Capela Virgen del Valle, ‘parcelamiento’ El Tejar. Depois, a 21 de maio, vão iniciar uma nova jornada de festividades das 10h00 com uma missa pelo Presbítero Pedro Rivas na Iglesia Inmaculada Concepción da localidade, que fará uma procissão da imagem pelas ruas do setor e, posteriormente, a atuação de Danzas Isla Danzas, de música ‘llanera’ e do Grupo Folklórico Dancas e Cantares de Portugal.

Mérida – Estado Mérida

A comissão das festividades de Nossa Senhora de Fátima na cidade de Mérida vão festejar o centenário das aparições com uma eucaristia e procissão no sábado 13 de maio às 19h00, na Iglesia Santiago Apóstol de La Punta, La Parroquia. Depois, no domingo 14, organizam uma eucaristia e procissão a partir das 12h00. Pela primeira vez, as celebrações litúrgicas vão incluir cantos na língua portuguesa.

Misión Católica Portuguesa – Distrito Capital

No próximo sábado 13 de maio, a Misión Católica Portuguesa, localizada na avenida Boyacá, em Caracas, vai realizar uma Misa Solemne em honra da Virgem de Fátima, presidida pelo Cardeal Jorge Urosa Savino. A iniciativa inicia-se às 11h30 com m terço, seguido de uma celebração eucarística e a procissão pelos espaços do templo. O Grupo Coral Centro Portugués e a cantora luso-venezuelana Andrea Imaginario vão estar presentes para acompanhar com os seus cânticos a iniciativa. Ao finalizar os atos religiosos, o Instituto Portugués de Cultura realiza o batismo de um disco de cânticos à virgem, interpretados por Andrea Imaginario, em que também está incluído um tema de Andrea Imaginario juntamente com o padre Alexandre Mendonça.

Centro Marítimo de Venezuela – Turumo, Estado de Miranda

Em Miranda, o Centro Marítimo de Venezuela, localizado em Turumo, prestará homenagen à  Virgem de Fátima no próximo domingo dia 14 de maio com una missa a partir das 9h00. A celebração eucarística, que terá lugar na capela do centro social, será presidida pelo Monsenhor Jesús González de Zarate, bispo auxiliar de Caracas.

San Agustín El Paraíso – Distrito Capital

O Colegio San Agustín de El Paraíso, localizado na zona Oeste de Caracas, decidiu não realizar as suas tradicionais Festividades em Honra à Virgem de Fátima devido à onda de protestos que têm vivido no local há já a algumas semanas. Nesse sentido, tendo em conta que se comemoram cem anos das aparições e dez anos da criação da Cofradía Virgen de Fátima na unidade educativa, realizam a Santa Eucaristia no sábado 13 de maio às 15h00.

Centro Social Luso Venezolano de Margarita – Estado Nueva Esparta

O Centro Social Luso Venezolano de Margarita, localizado no setor Los Chacos, vìa Los Cerritos, no Estado Nueva Esparta, realiza as suas festividades solenes em honra à virgem nos dias 12, 13 e 14 de maio. O programa começa na sexta 12 de maio às 19h30 com um terço em honra à santa, seguido de convívio onde se vendem diferentes pratos e bebidas. No sábado 13 de maio, às 9h00, realiza-se um percurso com a imagem do clube pela Plaza Pampatar, Plaza La Asunción, Bahía de Juan Griego, Los Bagres e o Santuario de la Virgen del Valle, regressando depois ao clube lusitano. Depois, às 18h30, vai haver um terço, missa e uma procissão, assim como venda de comes e bebes, assim como a apresentação do grupo folclórico O Barquinho. Finalmente, no domingo 14 de maio às 22h00, tem lugar um rally Virgem de Fátima e partilha de comidas variadas por ser o dia da mãe, a partir do meio-dia.

Maracaibo – Estado Zulia

Em Maracaibo, Estado de Zulia, a Igreja San Onofre realiza uma comemoração eucarística no dia 13 de maio em honra da virgem de Fátima. A iniciativa inicia-se às 19h15, com a apresentação da Banda del Colegio Araguaney, para posteriormente dar lugar à missa e procissão de velas, que termina com a apresentação Grupo Folklórico da Casa de Portugal de Maracaibo.

San Antonio de Los Altos – Estado Miranda

A Paróquia San Antonio de Padua e a Cofradía Nossa Senhora do Rosario de Fátima de San Antonio de Los Altos, Estado Miranda, deixam um convite à paróquia para as festividades em honra da virgem no sábado 13 de maio às 16h30. A iniciativa inicia-se com um santo terço, para depois se realizar uma missa e uma procissão. Ainda, anunciaram que no domingo 30 de julho poderão contar com a presença da imagem peregrina que veio de Portugal.

El Hatillo – Estado Miranda

A Cofradía de Fátima El Hatillo, fundada no ano de 1983 na localidade do Estado Miranda, promove as suas tradicionais festividades de 17 a 28 de maio. O evento realiza-se de 17 a 25 de maio, com um novenário que se realiza na igreja da jurisdição às 17h00 e, depois, na quinta-feira 25 de maio, às 18h00, tem lugar um terço com crianças na Plaza Bolívar. As festividades serão no sábado 27 de maio às 16h00, com um terço, a coroação da imagem, a santa missa e a procissão de velas. Um dia depois, no domingo 28 de maio, tem lugar um terço meditado às 16h00 para logo de seguida se celebrar a santa missa e uma procissão às 17h00.

Barquisimeto – Estado Lara

A Arquidiocese de Barquisimeto, Estado Lara, realiza uma grande procissão na capital larense no dia 13 de maio a partir das 19h30, desde a Parroquia Nuestra Señora de Fátima del este y del oeste até à Iglesia Catedral, onde se realizará uma missa.

Valle de La Pascua – Estado Guárico

A colonia portuguesa de Valle de La Pascua, Estado Guárico, celebrará os 100 anos das aparições de Fátima na Santa Iglesia Catedral Nuestra Señora de la Candelaria no dia 13 de maio. Às 17h00, tem lugar um terço e a santa missa. Depois, no domingo 28 de maio, às 9h00, realiza-se uma eucaristia e uma procissão. Finalmente, na quarta-feira 31 de maio, é a vez de uma Santa Missa e a coroação da imagem.

Cabimas – Estado Zulia

A Paróquia de Cabimas, Estado Zulia, organiza a reza de um terço nos dias 2, 3, 4, 5, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27, 28 e 31 de maio nas casas dos diferentes paroquianos que ofereceram as suas residências para o efeito. No último dia, realiza-se uma missa e a tradicional coroação da virgem.

NO COMMENTS

Leave a Reply