Finanças pessoais instantâneas: «A ambição como motor para alcançar as tuas metas»

0
743

Raul e Ernesto são irmãos que estão, um a começar a universidade e o outro a meio do secundário. Apoiam-se mutuamente, compartem actividades extra-escolares, são excelentes estudantes, bons companheiros, desportistas e sonham ter um negócio relacionado com o desporto. Quando falam com outras pessoas acerca dos seus planos e o que estão fazendo para os alcançar, são apelidados, com frequência e num tono depreciativo, de ambiciosos…

A palavra ambição possui duas conotações. Uma está relacionada com o desejo desmedido de lograr poder, dinheiro e riquezas sem que importe o como; e a outra refere-se às aspirações e sonhos de desfrutar de uma melhor qualidade de vida que levam o indivíduo a fixar-se em objectivos. É esta diferença na interpretação do termo que tem levado a que uma boa parte da humanidade considere que ser ambicioso é pecaminoso, pelo que colocam de lado certos sonhos para fazer algo distinto.

É normal que o ser humano procure superar-se a si próprio, realizar os seus sonhos e melhorar as suas condições de vida. A ambição é o motor que alimenta o desejo de chegar mais longe, fornece a motivação e a determinação necessária para alcançar o plano. Acende a chama do entusiasmo, do esforço, da perseverança e a vontade para manter o foco no caminho que e necessário percorrer para se alcançar as metas traçadas, as quais, no geral, incidem favoravelmente no meio que os rodeia.

A ambição é a energia que faz que com que os empreendedores dirijam os seus esforços para levar à realidade uma ideia de negócios, move os pais de família a ensinar os seus filhos a ser melhores cidadãos e capazes de escolher como viver; leva os professores a transmitir aos seus alunos a importância do conhecimento para obter o que se proponham e dar um contributo à humanidade. É esse fogo interno que faz com que o ser humano se mantenha em movimento procurando um mundo melhor.

As pessoas ambiciosas são impulsionadas por uma aspiração de mudar o que está à sua volta, vêem oportunidades onde outros vêem obstáculos. São capazes de explorar novas formas de fazer o que vinham fazendo até agora. Avançam em frente sem medo e convertem-se em visionários. A história está repleta de exemplos de pessoas que lograram mudanças favoráveis para a humanidade produto da sua ambição, do seu ímpeto por mudar a realidade.

Raul e Ernesto recorreram aos pais, como fazem sempre que necessitam de ajuda para resolver uma situação ante a qual não têm resposta. É assim como chegam à conclusão que a ambição é poderosa, capaz de gerar a vontade necessária para crescer tanto pessoal como profissionalmente, tendo em conta os princípios e valores adquiridos no seio familiar. A ambição são oferece aos seres humanos a possibilidade de sentir-se realizados ao alcançar as metas que se propuseram.

Fonte: http://finanzaspersonalesalinstante.blogspot.com

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here