A beleza do arco-íris

0
823

Nesta época do ano é comum ver arco-íris quase todos os dias, mas seguramente há muitas coisas que não sabe sobre eles. Nesta oportunidade trazemos algumas curiosidades sobre este belo fenómeno natural, que muitos catalogam como de boa sorte.

Para começar, as cores do arco-íris são sempre vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta, e na realidade formam um circulo perfeito, só que nós só podemos ver metade porque o solo impede-nos de ver o resto. Mas a partir de um avião, consegue-se ver a sua forma completa.

Por muito juntas que estejam, duas pessoas nunca verão o arco-íris da mesma forma, já que este fenómeno na realidade não é algo estacionário. Se uma pessoa se move, também a sua sombra o fará, e consequentemente a sua linha anti-solar, os raios de luz que chegam aos seus olhos serão diferentes dos que chegam aos olhos da outra pessoa, e é assim que cada um vê o seu próprio arco-íris.

Talvez não tenha notado mas o sol está sempre atrás de nós quando vemos um arco-íris, e os arco-íris duplos formam-se quando uma parte do mesmo raio de luz é reflectido novamente a partir de uma gota e água. Este segundo arco-íris forma-se num ângulo de 50º e não de 42º, como é comum, pelo que tem as cores invertidas.

Quanto mais baixo estiver o sol estiver no céu, mais alto será o arco de um arco-íris. Por isso o melhor momento para ver um arco-íris é cedo pela manhã, ou à tarde, antes do cair da noite. Raramente são vistos ao meio-dia, mas podem aparecer de noite, o que se denomina ‘moonbows’ ou arco-íris lunar. Neste caso, pela refracção da luz lunar sobre a chuva ou neblina nocturna, a melhor hora para vê-lo é quando a lua está baixa. Curioso, não?

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here