Campo de futebol dos Barreiros

0
1350

A imagem desta semana mostra o campo de futebol dos Barreiros e foi tirada no início do século XX. Também se observa parte da cidade do Funchal e a baía. Desde 1927 que se pratica futebol neste espaço.

O campo foi comprado em 1925 por uma das principais equipas de futebol do Funchal o Clube Desportivo Nacional, para usar como ‘casa’ da equipa, inaugurado oficialmente a 26 de Junho de 1927, com um jogo contra o Vitória de Setúbal.

Actualmente, o Estádios dos Barreiros ou Estádio do Marítimo é um estádio multiusos. É usado sobretudo para os jogos de futebol. É o estádio do Club Sport Marítimo e tem capacidade para 8.922 pessoas.

O estádio em si é bastante distinto no design e na forma. Construído numa ladeira do Funchal, o estádio oferece impressionantes vistas da baía, da cidade e da montanha, a partir das suas bancadas “em forma de banana”, que se estendem a toda a longitude do campo e a curva em redor de maior parte a pista mas não inteiramente.

Em 1938, devido à precária situação financeira do Nacional, o que leva a uma má manutenção geral e à decadência das instalações, o clube pediu a ajuda do Governo através de um empréstimo para remover a terra no valor de 280 mil escudos.

Havia um certo desespero no Funchal para que uma instalação desportiva importante fosse reconhecida já na década de 1920 pelo governo local, e com isso em mente, a terra deste clube foi comprada a um preço de 847.000 escudos para evitar que caísse nas mãos dos credores, que muito provavelmente a iriam usar para a agricultura ou desenvolvimento de propriedade.

As obras foram assinadas a 26 de Fevereiro de 1939, sob a condição de que a terra se utilizasse unicamente para o seu propósito original, como uma instalação desportiva. Os planos foram elaborados pelo arquitecto local Couto Martins, para um estádio com capacidade para 17 mil pessoas, com um pista de atletismo, estacionamentos e vias de acesso. A edificação começou a 21 de Março de 1951, com o construtor local João Augusto de Sousa, contrato adjudicado aos engenheiros Félix do Amaral, João Marques de Almeida, e Rui Vieira também a trabalhar na construção, que custou um total de 12 milhões de escudos.

O Estádio dos Barreiros foi inaugurado oficialmente a 5 de Maio de 1957, pelo ministro Arantes e Oliveira, e com um jogo de futebol entre a Selecção da Madeira e a equipa de Portugal B, que venceu por 5-2 perante mais de 12 mil adeptos.

Em 1969, o Governo mudou o nome do estádio, dando-lhe o nome de Estádio Professor Marcelo Caetano. No entanto, a decisão não era demasiado popular entre os adeptos locais e caiu em desuso rapidamente, voltando a ser Estádio dos Barreiros.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here