Abertas inscrições para Prémio Torbellino Flamenco 2014

Quarta edição da competição flamenca mais importante da Venezuela vai decorrer em Novembro em Caracas

0
1314

Historicamente, os laços entre Espanha e Portugal permitiram que ambos, apesar de serem povos com diferenças muito vincadas, mantenham um interesse comum pelas actividades culturais próprias de cada país. Como era de esperar, os portugueses radicados no estrangeiro mantiveram esse vínculo e é comum que nos clubes lusitanos sejam desenvolvidas actividades próprias dos espanhóis. Tal é o caso do Flamenco: várias escolas acolhem centos de jovens com raízes lusas que querem aprender e dominar este género de dança.

Este ano, as escolas de flamenco lusitanas têm um motivo adicional para festejar, já em que em Novembro regressa a competição mais importante do país: o Prémio Torbellino Flamenco 2014. A quarta edição deste grande festival, onde se reúne o talento de jovens, adultos e crianças, já abriu o seu período de inscrições para todos os solistas e grupos do território nacional.

A Venezuela é um dos países que conta com mais escolas e academias de flamenco, no seio das quais surgiram grandes artistas de factura internacional. Por isso, o Prémio Torbellino Flamenco reúne a bailarinos provenientes de todo o país: Puerto Ordaz, Maracaibo, Valencia, Margarita, Mérida, Maracay, Barquisimeto, Puerto Cabello, Trujillo e Caracas, entre outras cidades. A edição de 2014 promete ser a melhor de todas, engalanada pelo Teatro Teresa Carreño e o Anfiteatro El Hatillo.

A competição na categoria “Solista”, destinada a bailarinos de 15 aos 35 anos, será levada a cabo no domingo, 2 de Novembro, na Sala José Félix Rivas do Teatro Teresa Carreño. O vencedor receberá uma passagem aérea para Madrid e uma Bolsa de Ouro, até Março de 2015, no Ciclo de Formação Completa de Baile Flamenco no Instituto La Truco, em Espanha. Como se isto não fosse suficiente, receberá três classes privadas com a reconhecida internacionalmente bailarina espanhola La Truco. Os três primeiros lugares receberão lembranças da Boutique de Flamenco Carolina León e serão subsidiados para frequentar classes avançadas de baile, castanholas e estrado flamenco na Academia Adagio e Bulería. A inscrição custa 3.000 bolívares.

A competição nas categorias “Grupo Infantil” (5 a 10 anos), “Grupo Júnior” (10 a 15 anos) e “Grupos” (15 a 35 anos), terá lugar no domingo, 16 de Novembro, no Anfiteatro El Hatillo. Cada grupo, conformada entre 3 e 20 elementos, deverá pagar uma inscrição no valor de 4.000 bolívares e preparar-se para apresentar uma coreografia, no caso das duas primeiras categorias, ou duas coreografias, para a categoria restante.

O vencedor de “Grupos” receberá como prémio uma Bolsa de Prata no Workshop Internacional Flamenco Dance Mirando al Mar até Setembro de 2015 em Cadiz, Espanha, tendo ainda a oportunidade de apresentar-se no encerramento do Curso no Centro La Merced da mesma cidade. Por seu turno, o vencedor da categoria “Grupo Júnior” receberá o privilégio de que bailarina La Truco lhes prepare uma coreografia durante a sua vinda à Venezuela em 2015, além de uma importante bolsa para cursar o Taller Flamenco da bailarina venezuelana internacional Daniela Tugues no próximo ano.

Finalmente, o vencedor da categoria “Grupo Infantil” receberá uma Bolsa de Ouro para cursar as classes que serão ministradas pela de bailarina La Truco em Caracas durante 2015, além de uma importante bolsa para cursar o Taller Flamenco da bailarina venezuelana internacional Siudy Garrido no próximo ano.

O Prémio Torbellino Flamenco foi criado em 2011 com o fim de incentivar os estudantes do género a formarem-se, prepararem-se e não se conformarem com bailar coreografias de grupo, mas sim a desenvolverem-se como solistas no mundo do baile internacional. O seu artífice é Carlos Mezza “El Torbellino”, reconhecido bailarino venezuelano deste género declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A grande festa flamenca da Venezuela não só apresenta os solistas e grupos a concurso, senão que também inclui no seu programa classes, artistas convidados e exibições de estudantes de todo o país. Os solistas ou grupos interessados em formalizar a sua inscrição nesta importante competição deverão escrever ao endereço de electrónico a premiotorbellinoflamenco@gmail.com ou ligar através do número telefónico (0412)735.34.84.

Artículo anterior¿Sabia que?
Artículo siguienteDança de Flores embeleza CP
Editor - Jefe de Redacción / Periodista sferreira@correiodevenezuela.com Egresado de la Universidad Católica Andrés Bello como Licenciado en Comunicación Social, mención periodismo, con mención honorífica Cum Laude. Inició su formación profesional como redactor de las publicaciones digitales “Factum” y “Business & Management”, además de ser colaborador para la revista “Bowling al día” y el diario El Nacional. Forma parte del equipo del CORREIO da Venezuela desde el año 2009, desempeñándose como periodista, editor, jefe de redacción y coordinador general. El trabajo en nuestro medio lo ha alternado con cursos en Community Management, lo que le ha permitido llevar las cuentas de diferentes empresas. En el año 2012 debutó como diseñador de joyas con su marca Pistacho's Accesorios y un año más tarde creó la Fundación Manos de Esperanza, en pro de la lucha contra el cáncer infantil en Venezuela. En 2013 fungió como director de Comunicaciones del Premio Torbellino Flamenco. Actualmente, además de ser el Editor de nuestro medio y corresponsal del Diário de Notícias da Madeira, también funge como el encargado de las Comunicaciones Culturales de la Asociación Civil Centro Portugués.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here