Academias do Bacalhau preparam renovação

Núcleos jovens são a forma encontrada para dar continuidade ao projecto

0
796

O presidente da Câmara da Ribeira Brava incentivou a Academia do Bacalhau, em Caracas, a prosseguir e a intensificar os objectivos solidários da instituição. Ricardo Nascimento e o vereador Rui Gouveia foram os convidados da tertúlia de Novembro, que na semana passada reuniu mais de 200 ‘compadres’ na capital venezuelana.

Os autarcas ficaram a conhecer com maior detalhe como funcionam as Academias do Bacalhau, em especial a de Caracas, presidida por José Luís Ferreira, que é seguramente uma das mais activas e dinâmicas entre as 55 existentes em vários continentes, que geram um salutar movimento solidário. O congresso anual realizou-se em Outubro, em Nova Iorque – a Venezuela esteve representada com mais de 100 ‘compadres’ – tendo sido marcada a próxima reunião magna para Durban, na África do Sul, país onde nasceram as Academias do Bacalhau.

Do congresso em terras norte-americanas, segundo comunicou Antonino de Ponte aos ‘compadres’, saiu uma decisão importante: fomentar a criação, junto de cada uma das 55 Academias, de núcleos com jovens. Assegurar o futuro é o objectivo, quando muitos dos seus membros avançam na idade.

Na primeira tertúlia após o congresso, para além de se te associado aos festejos do Centenário do Município da Ribeira Brava, a Academia do Bacalhau de Caracas anunciou a realização da festa de Natal para dentro de três semanas, no Centro Português, em Macaracuay. Foram feitas várias referências às dificuldades por que passa o Lar de Idosos ‘Padre Joaquim Ferreira’, a principal instituição para onde revertem as receitas arrecadadas pela Academia do Bacalhau de Caracas.

‘Pestana Caracas’ assinala

O hotel ‘Pestana Caracas’ também se associou aos festejos do Centenário da Ribeira Brava. Maria Magdalena Yannussi, daquela unidade hoteleira, cumprimentou os autarcas Ricardo Nascimento e Rui Gouveia. Na curta conversa sobressaiu o facto do fundador do Grupo Pestana ser filho de João Pestana, nascido na Ribeira Brava.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here