Finanças pessoais instantâneas: «Actuando em equipa consegue-se melhores resultados»

0
769

Luís e Miguel conversam acerca do treino de futebol que acabam de participar. Consideram que a actuação do “rapaz novo” dista muito do que deve fazer o membro de uma equipa pois empenha-se em jogar só, o que afecta o rendimento do grupo como um todo. As formigas trabalham em conjunto e alcançam resultados fabulosos, lembra Miguel. Luís comenta: talvez seja o momento de aprender um pouco mais acerca de como funciona uma equipo para dar o nosso contributo na próxima sessão de treino.

O trabalho em equipa é realizado por um conjunto de pessoas diferentes quanto ao pensamento, profissão ou experiência na prossecução de um mesmo objectivo, já seja de uma empresa pública ou privada, uma organização sem fins lucrativos ou uma associação reunida em torno de uma causa em particular. Quando se trabalha desta maneira, cada um dos participantes contribui com as suas faculdades, conhecimentos e talentos para alcanças as metas propostas.

Com frequência escutamos alguém dizer que duas mentes pensem mais e melhor do que uma e as pessoas que formam parte de uma equipa podem aproveitar as semelhanças ou diferenças para propor soluções inovadoras e engenhosas face a distintos problemas. Se as pessoas aprendem a actuar em conjunto, complementando-se entre elas, podem cumprir os objectivos comuns com mais rapidez e eficácia que se actuassem cada uma por sua conta.

Para que uma equipa de trabalho funcione bem, é importante que cada uma dos seus membros conheça em detalhe as metas e objectivos que se pretendem alcançar. É necessário ainda que exista confiança entre quem integra o grupo, assim como a disposição de cada um dos seus membros para colaborar. O trabalho em equipa deixa de um lado as competições individuais e as satisfações pessoais imediatas em troca da motivação pelo cumprimento de uma meta única.

Algumas pessoas têm uma tendência natural para trabalhar em equipa enquanto que para outras é uma tarefa complicada por causa das suas características pessoais, nacionalidades, crenças religiosas ou políticas. Isto implica que seja importante que desde a mais tenra idade se ensine e se fomente o trabalho em equipa junto das crianças, o que lhes evitará muitos inconvenientes na sua vida adulta e torná-las-á mais propensos a participar neste tipo de actividades no plano pessoal, social e profissional.

Luís e Miguel, depois de se documentarem acerca de como funciona o trabalho em equipa, compreendem o comportamento do seu colega de futebol. Dão-se de conta que é muito tímido, sente-se só e vem de outro país. Para integrá-lo no grupo, pediram ao treinador para que, no próximo treino, seja recordada a sua missão e objectivos, bem como escutadas as propostas de colaboração de cada membro da equipa para alcançar o resultado desejado por todos: ser campeões da liga inter-escolas.

Fonte: http://finanzaspersonalesalinstante.blogspot.com

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here