Amarante

0
1141

A fotografia desta semana pertence a Eduardo Teixeira Pinto e nela se pode observar três homens a conversar numa rua, um edifício do lado esquerdo e dois veículos estacionados. O local é Amarante, uma localidade portuguesa situada no norte do distrito do Porto e na sub-região do Tâmega.

É sede de um município com 299,25 quilómetros quadrados e que em 2004 contava com uma população aproximada de 61 mil habitantes. Limita a Norte pelos municípios de Celorico de Basto, a Nordeste por Mondim de Basto, a Este por Vila Real e por Santa Marta de Penaguião, a Sul por Baião, Marco de Canaveses e Penafiel, a Oeste por Lousada e a Noroeste por Felgueiras.

Diz-se que Amarante teve possivelmente a sua origem em povoações primitivas que viveram na serra de Aboboreira (que foi habitada desde a idade da pedra), mas não se conhece o nome exacto de quem a fundou. Esta localidade começou a ter relevância depois da chegada de São Gonçalo, nascido em Guimarães, e que se estabeleceu nesta zona depois da sua passagem por Roma e por Jerusalém.

No início do século XIX, Napoleão Bonaparte tentou invadir Portugal e por Amarante passaram também as invasões francesas, onde se viveu um momento histórico, que foi a defesa da Ponte de Amarante, que valeu ao General Silveira o título de Conde de Amarante e a própria vila teve a honra de ser agraciada com o colar da Ordem Militar da Torre e da Espada. Depois deste facto, foram feitos planos para a reconstrução da vila, pois os franceses incendiaram quase todas as casas.

As reformas liberais do século XIX reorganizaram administrativamente o território e em 1855, extinguiram-se os municípios de Gouveia, Gestaço e Santa Cruz de Ribatâmega.

As principais actividades económicas do concelho são a agricultura (presente em toda a zona) e a produção de vinhos verdes. Outros sectores relevantes são: A construção civil, a transformação de madeiras, os pequenos comerciantes e a indústria.

A 8 de Julho de 1985, Amarante adquiriu o estatuto de cidade, sendo esta a data da sua principal festa.

Dejar respuesta

Please enter your comment!
Please enter your name here